De um modo geral hoje os consumidores brasileiros estão com muitas dívidas, sendo que grande parte delas foi tomada nos tempos em que o Brasil estava exuberante em termos de economia e acabaram se acumulando. O economista, professor e diretor da Quanta Consultoria, Hector Gustavo Arango, destaca o conceito de “zerar posição”, comumente utilizado no mercado financeiro, para solução deste grande problema.
A recomendação desta semana é fazer uma análise de todas as dívidas que elas têm e ir separando aquelas de curto prazo (cartão de crédito, cheque especial ou contas feitas em instituições com juros muito altos) daquelas contas de juros menores ao longo prazo e daquelas de prestações, com as de lojas. Aquelas dívidas com juros muito elevados, mesmo que menores, precisam ser eliminadas o quanto antes.
A ideia de “zerar posição” seria fazer um plano financeiro para fazer o pagamento do total dessa dívida no prazo mais curto possível, através de reorganização de orçamento e renegociação. Evidentemente o consumidor não deve tomar novos empréstimos nessas condições e buscar, se possível, o refinanciamento em juros menores e prazos mais longos.
Mais informações sobre a Quanta Consultoria para orientações pelo telefone (35) 9 88043970.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM