A XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2014 ocorrerá entre os dias 15 e 19 de outubro e para falar desse importante evento o Conexão Itajubá recebeu a pesquisadora Mariângela Abans, do Laboratório Nacional de Astrofísica – LNA. O principal objetivo do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia e para isso diversas atividades serão realizadas em todo país.
A SNCT vai ocorrer simultaneamente em todo o Brasil e é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em Itajubá serão promovidas atividades em praça pública e completamente gratuitas. As atividades se iniciam no dia 15 de outubro na Praça Getúlio Vargas, que será fechada e contará com um planetário móvel. O tema deste ano é “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”.
Recentemente o observatório do LNA passou por um mapeamento ambiental. A pesquisa ainda está em andamento e o resultado será publicado na forma de um livro, com todas as descobertas feitas na reserva onde ele se encontra. O levantamento feito envolve tanto fauna quanto flora do Pico dos Dias e está sendo realizado pela equipe acadêmica da FEPI.
Para visitar o observatório ou a reserva ambiental é preciso agendar com antecedência e para cada tarde disponibilizada é permitida a subida de um ônibus, com cerca de 40 pessoas. Outra opção para aqueles que não podem se deslocar até o complexo OPD é o Projeto Observatório no Telhado do LNA, que conta com um pequeno observatório dedicado exclusivamente à divulgação e disponível de manhã, tarde e uma vez ao mês à noite.
Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o LNA, além das atividades na Praça Getúlio Vargas, ainda vai oferecer uma palestra sobre eficiência energética e sustentabilidade da iluminação pública. O palestrante é o gerente de desenvolvimento da Philips e a palestra acontecerá no ARO às 19h de 16 de outubro, quinta-feira. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição.
O evento ainda trará uma cabine que permitirá às pessoas descobrirem como está a poluição na sua cidade pela iluminação, uma área com um sensor de movimento instalada. Escolas interessadas não precisam fazer inscrição prévia, basta levarem seus alunos até a praça. Também haverá uma serie de imagens astronômicas e será tratada a questão da poluição luminosa. Mais informações no sitewww.lna.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM