A época da seca se aproxima e as queimadas já começam a aparecer. O Subtenente Reinaldo Evaristo Fernandes, Subcomandante do 2º Pelotão de Bombeiros Militares de Minas Gerais, fala sobre esta estação do ano e suas características de atendimento. Segundo ele, esta época fria traz consigo muitos problemas principalmente agravando as doenças respiratórias e coronárias, além das já citadas queimadas.
Todos estes tipos de atendimento, que vão desde tirar uma casa de marimbondos até o atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, são realizados pelo Corpo de Bombeiros.
Acidentes de trânsito são muito recorrentes na região, principalmente envolvendo motociclistas e é sempre importante lembrar, explica Reinaldo, ao presenciar um acidente de trânsito e se deparar com a vítima desacordada, não a toque, isole o local e disque 193. Muitas vezes na ânsia de salvar a pessoa, acaba-se complicando ainda mais a situação.
Se aproveitando do tempo seco, muitas pessoas iniciam queimadas nesta época do ano. Seja para limpar um terreno baldio ou mesmo na área rural, qualquer tipo de queimada, na área urbana ou rural, precisa de autorização. Queimada sem autorização é crime e queimadas na zona rural só com autorização via IEF. Uma série de medidas são necessárias para a autorização, dentre elas o horário para a queimada é determinado e é obrigatório o acero.
Outra característica desta época do ano são os eventos como festas juninas. Qualquer evento onde haja aglomeração de pessoas precisa da autorização do Corpo de Bombeiros. Basta a colocação de placas fechando a rua para se tornar necessária a autorização, casas noturnas e shows seguem a mesma regra.
A autorização deve ser solicitada com cerca de 10 dias de antecedência, dependendo da classificação do evento. Eventos pequenos normalmente conseguem autorização imediata. Para mais informações sobre autorizações para eventos os queimadas, ligue para (35) 3692 1790.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM