A festa de Corpus Christi teve início no século III, quando ocorreu um milagre eucarístico em uma cidade italiana. Na época o Papa pediu que esse milagre fosse levado de uma cidade para outra e essa foi a primeira procissão com o corpo de Cristo. Após o evento o Papa ainda pediu que essa procissão acontecesse mais vezes, no entanto como ele veio a falecer pouco tempo depois, levou quase 30 anos para que o movimento de homenagem pública ao corpo de Cristo tomasse força.
O Reitor do Santuário de Nossa senhora da Piedade, Pe. Mauro Ricardo, explica que a data foi marcada como sendo a quinta-feira, 60 dias após a Páscoa. Na religião católica a comemoração de Corpus Christi envolve a celebração da missa solene e a procissão, que também inclui os enfeites nas ruas muitas vezes na forma de tapetes. A ideia de fazer os tapetes também remonta os tempos antigos, quando era comum enfeitar as ruas por onde o rei passava ao retornar de uma viagem.
Como Corpus Christi é uma data alegre, não é tempo de recolhimento e penitência, mas é uma festa religiosa que traz a oportunidade aos católicos de se reunirem para louvar a Deus, estar em oração e oferecer o que possuem de melhor ao Criador. No Santuário de Nossa senhora da Piedade haverá missa às 19h.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM