Desde o dia 20 de janeiro, quando teve início a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Itajubá, o município já contabilizou 2.303 pessoas vacinadas. Neste final de semana e início da próxima, a equipe de imunização da Prefeitura estará concluindo a vacinação de todos os profissionais dos hospitais públicos e privados (Hospital Escola, Santa Casa, Unimed e Ceam) e também dos trabalhadores da Secretaria Municipal de Saúde que tem contato direto com o público.
No município, já foram vacinados, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, os seguintes grupos: idosos residentes em instituições de longa permanência; pessoas com deficiência maiores de 18 anos e institucionalizadas; profissionais da saúde dos hospitais públicos e privados; profissionais do serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); profissionais dos postinhos de saúde; profissionais da área de saúde dos laboratórios e profissionais que atuam nas clínicas de imagem.
COMO SERÁ A VACINAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE AUTÔNOMOS E DE CLÍNICAS E CONSULTÓRIOS PARTICULARES?
Segundo levantamento da Prefeitura, Itajubá tem mais de 500 clínicas e consultórios, o que inviabilizaria a vacinação in loco destes profissionais. Com isso, o município estuda a melhor maneira de vacinar este grupo de forma rápida e segura. “Eles serão contemplados à medida que novas remessas da vacina cheguem ao município, ainda sem previsão de data. Quando tivermos uma definição de como iremos vacinar estes mais de 1.000 profissionais faremos uma ampla divulgação na mídia local e nos canais oficiais da Prefeitura”, explicou a coordenadora do Setor de Imunizações, enfermeira Rose Marchetti. Para receber a vacina, os profissionais deverão apresentar comprovante do seu conselho profissional com foto.
OUTROS GRUPOS
Juntamente com as futuras remessas que chegarão para os profissionais da saúde, será iniciada também a vacinação dos idosos. Os primeiros a receber a vacina serão os maiores de 90 anos e, posteriormente, os demais grupos de acordo com cada faixa etária, da maior para a menor. Maiores de 75 anos devem entrar em contato com o postinho de saúde mais próximo para deixar nome e endereço, pois serão vacinados em domicílio para evitar a exposição dos mesmos. Pessoas com comorbidades maiores de 18 anos serão vacinadas na sequência, conforme descrição no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Elas deverão apresentar laudo médico que comprove a doença.
Pessoas vacinadas em Itajubá: 2.303
Total de doses aplicadas até 05/02: 3.151
Doses recebidas na primeira remessa (20/01):
– 1.727 doses Coronavac/Butantan (1ª dose)
Doses recebidas na segunda remessa (01/02):
– 1.110 doses de Astrazsneca/Fiocruz para 1ª dose
– 326 doses de Coronavac/Butantan para 1ª dose
– 1.727 doses de Coronavac/Butantan para 2ª dose
Total de doses recebidas: 4.890