A Prefeitura de Itajubá, através das Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, está levando os atendimentos da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) aos locais mais afastados do município, como os bairros da área rural.
Além de atender as famílias em vulnerabilidade social que procuram por ajuda, o CRAS Volante também faz a busca ativa por pessoas já cadastradas em uma das suas unidades centrais, mas que deixaram de procurar atendimento. Assim, é possível saber o motivo da ausência e oferecer a ajuda necessária.
Entre os principais serviços oferecidos estão o fornecimento de cesta básica a famílias com insegurança alimentar; auxílio funeral; emissão de guia para 2ª via de documentos; entre outros. O CRAS Volante também é o responsável pela inclusão e atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias em acompanhamento. O CadÚnico é a porta de entrada para diversos programas sociais do Governo Federal como, por exemplo, o “Auxílio Brasil” (antigo Bolsa Família).
Na área urbana, a população continua contando com duas unidades do CRAS para atendimento. São elas: Antônio Carlos Parreira Tiengo (NOVO ENDEREÇO: Rua Zequinha Braga, 212, bairro São Vicente) e Luzia Silva Riera (Rua Luiz Martins Riera, 149, bairro Boa Vista).