Itajubá é exceção frente à onda de violência que aflige o país. Na cidade, segundo informou o Titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. Pedro Bezerra, o comparativo entre o primeiro semestre de 2015 com o primeiro semestre de 2014 mostrou uma redução no índice de crimes graves.
O resultado é muito importante, pois garante à população uma maior sensação de segurança na cidade. No comparativo são considerados os crimes de homicídio, extorsão, sequestro e estupro que somados no primeiro semestre de 2014 foram responsáveis por 97 registros. Em 2015 foram 92 registros no mesmo período. O combate ao tráfico de drogas também tem sido intenso e a redução do número de crimes violentos foi possível porque a polícia conseguiu monitorar essas pessoas que margeiam o tráfico, as identificando, prendendo e condenando.
Em Itajubá os crimes mais comuns são os patrimoniais, tanto os pequenos furtos quanto os roubos, e com a grande maioria decorrente do uso de drogas. O índice de envolvimento de menores de idade também é bastante sensível, no entanto, mais uma vez Itajubá foge à regra, conseguindo mesmo diante de dificuldades as internações necessárias. Nos últimos dois anos foram mais de 40 jovens sem condições de convívio na sociedade internados.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM