Diante da crise mundial desencadeada pela economia americana, volta e meia presenciamos várias pessoas com a língua plesa. Não quero gotejar amálgama com as pessoas que possui alteração na voz na produção dos sons “s” ou “z”.
É um fato interessante e totalmente diferente, pois cada um tem uma visão, sob uma diferente ótica. Há aqueles que torcem para que o Brasil entre em recessão e outros administram uma torcida para ocorrer uma rápida solução. Mas o porque o país da língua plesa? Simplesmente é que todos estão na expectativa de uma solução e ficam com a língua plesa na hora de explicar porque o mundo está a beira de um caos. Ora, se realmente o mundo vai sofrer um solavanco ao ponto de ruir os muros da economia devemos ter então cautela e não afobação!
Agora a língua plesa não fica só na parte econômica, vemos também esse problema ou caso nas conversas políticas, sobretudo na época das eleições que muitos candidatos soltavam a língua e as vezes ficava com ela plesa. Diziam bobagens e prometiam o paraíso em um país que realmente há uma platéia para cada situação. Lembro o Pão e Circo “Panem et circense” da Roma Antiga, na qual só há risada se o povo estiver com a pança cheia e com uma sortida apresentação circense ou catastrófica. Isso é um efeito desastrador para manejar o povo em favor dos interesses dos línguas plesas.
Aliás esse problema causa dificuldade no entendimento da conversa, pois você não sabe o que ele está falando, isso causa disfarce na fala. E as vezes quanto mais confusão na fala melhor para gerar ibope com o povo. Lembro do episódio da torre de Babel onde a confusão criada pela fala colocou o povo em uma situação desconcertante, ninguém sabia se Deus estava descendo para junto do povo ou se estava subindo para seu trono para contemplar a confusão. Realmente ele estava sempre presente para guiar seu rebanho, mas o povo até hoje não sabe disso. Prefere dar atenção ao disfarce e a ignorância.
Esse caos, os línguas plesas gostam, porque o povo confuso é povo desunido. Isso só vai acabar quando os meios de comunicação, os setores educacionais e os meios políticos criarem um exercício certeiro para a fala e despregar a língua deixando-a fácil na manipulação da voz. Mas cuidado, povo com a língua solta sem sentido é também sinal de perigo. Mas isso é uma outra história e fica a mensagem que, quando sua língua ficar plesa por falta de informação correta a ser dada, é melhor ficar calado ou as invés de criar frases sem sentido com uma língua plesa.
Ora, muita calma nessa hora resolve qualquer defeito na comunicação!
Fonte: Academia Militar de História