O Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas apresentou o Programa Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas – Programa PAT, durante o “Seminário de Produção Associada ao Turismo”, realizado dia 09 de maio de 2012, no Teatro José Aparecido Oliveira (Biblioteca Pública Estadual), na capital mineira. A realização desse seminário em Belo Horizonte encerra o circuito dos eventos programados pelo SEBRAE Nacional, em parceria com o Ministério do Turismo, iniciado em 2011 nas outras capitais da Federação.
O Programa PAT foi apresentado no Painel II – A Produção Associada em Minas Gerais, pela Jornalista da Objetiva Comunicação Estratégica e Assessora em Comunicação do CTCSM, Herika Nogueira, com a participação do Presidente da entidade, José Maurício Carneiro da Silva, com o objetivo de mostrar o trabalho que vem sendo desenvolvido na região do CT Caminhos do Sul de Minas, primeiro projeto executado pelo SEBRAE Minas, em todo o Estado, com a qualidade de Produção Associada ao Turismo.
“Foi de grande importância para o Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas mostrar a dimensão do trabalho de Produção Associada ao Turismo que desenvolve na região. Um projeto pioneiro em Minas Gerais, que conta com o apoio estratégico do SEBRAE Minas, através da Microrregional de Itajubá, especialmente no que se refere à ação de Mapeamento da Produção Associada ao Turismo. O Programa foi iniciado em 2011 e está previsto para ser encerrado em 2013. Como resultados do Programa PAT, teremos novos roteiros turísticos, um software que transforma os dados do mapeamento em informações gerenciais para as estratégias de políticas públicas ou privadas e um portal e-commerce da Produção Associada”, expressou o Presidente do CTCSM, José Maurício.
O Programa PAT – CTCSM consiste em uma série de ações, entre elas a de mapeamento de empreendedores e empresas cuja produção, de alguma forma, atrai o fluxo turístico, fortalece a identidade e enriquece a visibilidade da região através da qualidade e inovação de seus produtos.
O Mapeamento, uma das principais ações do Programa PAT, cadastrou em 2011 mais de 200 empreendedores e empresários dos 11 municípios integrados ao CTCSM, nos segmentos de Artesanato, Eventos Turísticos, Comidas e Bebidas Típicas. Outras ações do Programa, realizadas ano passado, foram: o Mercado Caminhos do Sul de Minas, que apresentou a produção associada ao turismo e os roteiros da região nas cidades de Itajubá, Cristina, Piranguinho, Santa Rita do Sapucaí, Projeto Escadaria (Belo Horizonte) e na FRICI 2011; Oficina sobre Lei Geral e Empreendedor Individual; Curso de Elaboração de Projetos; Circuito de Palestras em cinco municípios; e a Missão Técnica para a Serra Gaúcha, formada por representantes dos setores mapeados pelo Programa.
Em 2012, como ações do Programa Produção Associada ao Turismo, os parceiros SEBRAE MG e CTCSM mapearão os segmentos de Agronegócio, Conhecimento e Tecnologia; implantarão um portal de comércio eletrônico da Produção Associada e dos roteiros a ela relacionados; realizarão o Circuito de Palestras e a Vitrine Caminhos do Sul de Minas.
O “Seminário de Produção Associada ao Turismo” apresentou também em sua programação:
PAINEL I – Produção Associada ao Turismo – Conceitos e construção metodológica – Ministério do Turismo. Lançamento, em Minas Gerais, do Manual para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas – PAT Ministério do Turismo, SEBRAE Nacional, Associação de Cultura Gerais – ACG, Brasília 2011 – 1ª edição.
PAINEL II – A Produção Associada em Minas Gerais – Elementos da Cultura Mineira agregando valor ao produto turístico, pelo palestrante Mauro Werkema.
PAINEL III – Utilizando a Produção Associada ao Turismo para agregar valor aos negócios, coordenado pelo Jornalista Chico Pinheiro – Rede Globo de Televisão e apresentador do programa “Sarau” no canal Globo News – com os convidados: Regina Bertola – Ponto de Partida; Tião Rocha – Dedo de Gente; jornalista Mauro Werkema; e Eduardo Avelar – Conspiração Gastronômica. (FOTO esq.)
O Programa PAT – CTCSM:
O programa “Produção Associada ao Turismo nos Caminhos do Sul de Minas” CTCSM e SEBRAE é pioneiro no Estado de Minas Gerais e sua realização está prevista no Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável do Turismo 2011-2014 do CTCSM. Tem por objetivo ‘valorizar e aperfeiçoar a Produção Associada ao Turismo para agregar valor à oferta turística e possibilitar a ampliação de alternativas de trabalho e renda’.
A Produção Associada ao Turismo, segundo definição do Ministério do Turismo, é “qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capaz de agregar valor ao produto turístico. São as riquezas, os valores, os saberes e os sabores; é o desenho, o estilismo, a tecnologia, o moderno e o tradicional”.
Fonte: Objetiva Comunicação Estratégica