Com a chegada do Inverno, muitas pessoas alegam que aumentam de peso, pois sentem mais fome. É natural que o apetite aumente nos dias frios já que o organismo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo e para compensar esse gasto energético ele necessita de maior ingestão de calorias, aproximadamente 30% a mais do que nos dias quentes. Muitos indivíduos acabam ingerindo mais calorias que o necessário e abusando das refeições gordurosas o que pode levar ao aumento de peso, colesterol e problemas com fígado, conforme alerta a nutricionista Sheila Silva Castro, do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André.
Durante os dias mais frios é necessário que haja um controle na alimentação usando o bom senso; se o intuito é emagrecer ou manter o peso não é recomendado dietas radicais, pois elas podem causar prejuízos à saúde, como anemia, úlcera, gastrite e problemas de digestão. O ideal é manter uma dieta equilibrada com alimentos nutritivos, além de substituir os alimentos calóricos e gordurosos.
Segundo a Nutricionista, a energia rápida vem dos carboidratos como massas, pão, bolo, torrada e doces. “Assim fica mais fácil compreender porque sentimos mais vontade destes alimentos com o clima frio. Também é comum querermos tomar algo quente para aquecer o corpo, como um chá, mas logo vem a vontade de tomar chá com torrada ou bolacha, o mesmo acontece com a sopa que vem acompanhada por um pão”, observa Sheila.
No Inverno é importante controlar a quantidade e qualidade do que é consumido, já que esse gasto extra de energia é mínimo em relação a quantidade de caloria ingerida. O aumento de peso pode acabar sendo rápido e imperceptível, pois muitas pessoas diminuem a prática de atividades físicas durante o frio.
Neste período também aumentam os casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias, portanto o ideal é manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais, que aumentam a resistência imunológica. Aproveite as frutas da época, que são boas fontes de vitamina C, como morangos, tangerina, laranja e maracujá.
As mães devem ficar atentas com as crianças, já que as férias do meio do ano acontecem em uma época fria e os pequenos passam mais tempo dentro de casa sem praticar atividades físicas, é importante estimulá-las a vestir um bom agasalho e brincar ao ar livre, além de manter os bons hábitos alimentares.
Algumas dicas são válidas para quem precisa manter a forma no inverno como trocar o chocolate quente por chá com adoçante; queijos amarelos por queijo branco ou light; no preparo dos foundes, dar preferência aos queijos magros ou queijos preparados com leite desnatado; substituir frituras por cozidos ou grelhados; consumir sopas de legumes ao invés de cremes; substituir doces por frutas; evitar massas, chocolates, e frutas oleaginosas como nozes, castanhas e avelãs que são nutritivos, mas muito calóricos. É importante lembrar que os alimentos mesmo na versão light devem ser consumidos moderadamente.
“Mesmo com a preferência pelos pratos e bebidas quentes durante o inverno é importante não deixar de consumir água, sucos naturais e saladas para o bom funcionamento do organismo”, sugere a Nutricionista.
Fonte: MP & Rossi Comunicações