Durante o Carnaval de 2015, a Delegacia Virtual será uma ferramenta importante para facilitar o acesso do cidadão a serviços prestados pela Polícia Civil de Minas Gerais. Ela poderá ser usada para o registro via internet de ocorrências comuns no período de folia, como acidentes de trânsito sem vítimas, de extravio ou perda de documentos e também de extravio de objetos pessoais, como celulares e câmeras fotográficas.
Outros casos de menor potencial ofensivo também continuarão disponíveis, como a notificação de desaparecimento ou localização de pessoas e para o registro de danos simples (como danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações e pichações). “No momento em que o cidadão opta pela Delegacia Virtual para fazer o registro, ele poupa tempo e, ou mesmo tempo, reduz o fluxo de demandas nas delegacias e quartéis da polícia militar”, destaca o Delegado Regional de Polícia Civil de Itajubá/MG, Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra.
Com o novo aplicativo, lançado no dia 20 de janeiro, a Delegacia Virtual poderá ser acessada também por celulares e dispositivos móveis (como tablets e smartphones) que utilizam o sistema Android, para o registro de acidentes sem vítimas e para a perda ou extravio de documentos e objetos pessoais.
O envio de fotos para serem anexadas à ocorrência se tornou possível por meio do novo dispositivo, que permite inclusive ao usuário obter informações da localização do fato por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS), que é preenchido de forma automática pelo sistema no documento.
Implantada em 30 de abril de 2014, a Delegacia Virtual atualmente é responsável por 19% do total de ocorrências registradas pela Polícia Civil de Minas Gerais. Ela pode ser acessada pelo site www.delegaciavirtual.sids.mg.gov.br ou pelo link existente na página da Polícia Civil (www.policiacivil.mg.gov.br).
Confira o balanço de ocorrências registradas na Delegacia Virtual desde a sua criação (30/abril/2014 a 21/janeiro/2015).
Fonte: 2.ª DRPC ? Itajubá/MG