A Delegacia Virtual completou um ano de funcionamento na quinta-feira passada com resultado acima do esperado. O fácil acesso à população já faz o objetivo ser alcançado, que é de diminuir o atendimento das delegacias físicas de Minas Gerais e acelerar o processo, liberando os policiais civis e militares para as ruas. Nos últimos 12 meses, o sistema registrou 141.581 ocorrências de cinco modalidades de crimes. Nos acidentes de trânsito sem vítimas, perdas ou extravios de documentos, extravio de objetos pessoais, comunicação de pessoa desaparecida e crimes de danos simples, a tecnologia já superou o número de ocorrências em unidades da Polícia Civil, que atenderam 138.507 neste mesmo período.
A Delegacia Virtual entrou em operação em 30 de abril de 2014 somente para registros de acidentes de trânsito sem vítimas. A expectativa com a implantação era a desoneração dos policiais – que poderão atuar prioritariamente em suas atividades finalísticas, sem ficarem presos nas delegacias, a economia de insumos no âmbito da delegacia e a maior acessibilidade e agilidade de atendimento. Para o Delegado Regional de Polícia Civil, Dr. Pedro Henrique Rabelo Bezerra, o resultado foi alcançado nos últimos 12 meses. “Acho que esse balanço de um ano é extremamente positivo. Os registros equivalem a 12% do total de ocorrências, dentro das cinco modalidades contempladas, recebidos pelas polícias Civil e Militar. Desoneramos os registros das duas corporações e ultrapassamos os 140 mil registros”, destaca.
O registro de ocorrências é feito por meio do preenchimento de formulários que são apresentados, gradativamente na tela. Após a inclusão dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos, é emitida uma mensagem que informará o número do Registro de Evento de Defesa Social (REDS), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (SIDS) e imprimi-lo. O documento pode ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins.
Segundo a Polícia Civil, uma equipe de 16 policiais/analistas trabalha em esquema de plantão, na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos e também para tirar dúvidas dos usuários. Desde janeiro deste ano, a população pode acessar a Delegacia Virtual dos dispositivos móveis que utilizam a plataforma android e iOS. Um aplicativo foi criado para facilitar o acesso. O recurso permite, ainda, o usuário obtenha informações de localização por meio do Sistema de Posicionamento Global (GPS) e acionar a câmera de seu aparelho para anexar imagens e filmes em uma ocorrência.
Fonte: 2.ª DRPC ? Itajubá/MG