Destaque no Conexão Policial desta semana, a prisão de três infratores em Marmelópolis repercutiu na região. Os infratores foram presos pela tentativa de furto a um caixa eletrônico no banco Bradesco e tinham em seu poder um equipamento para acessar a gaveta de dinheiro através de um curto-circuito. O caso se destaca pelo não uso de explosivos, que comumente eram utilizados neste tipo de crime, e também porque os criminosos não eram das cidades próximas, mas vieram de Paraná, Florianópolis e São Paulo.
A Polícia Militar conseguiu identificar os autores antes que pudessem levar qualquer valor e após interroga-los chegou a um hotel em Pouso alegre, onde estaria um quarto integrante que conseguiu fugir. No local foram apreendidos 2 mil reais, cartões e equipamentos para realização do tipo de delito que foi tentado em Marmelópolis.
Segundo o delegado da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil, Dr. Alexandre Valentim, foi realizada a prisão em flagrante delito dos três indivíduos identificados e a pedido do delegado foi feita a prisão preventiva dos mesmos. As investigações continuam porque há suspeitas de que o mesmo grupo tenha agido em outras cidades do Sul de Minas e São Paulo. Até o momento o trabalho dos investigadores aponta que os criminosos procuravam por agências com alguma fragilidade, não apenas na vigilância, mas também que permitiam certa tranquilidade em instalar os equipamentos e subtrair os valores.
Todas as agências investigadas são de municípios pequenos e também existe um conhecimento técnico específico de um dos autores, que sabia do funcionamento do equipamento e possibilidade de a utilização do instrumento de que dispunha ser capaz de causar essa pane geral no sistema. Os criminosos foram bem-sucedidos em todos os casos anteriores, sendo apanhados apenas em Marmelópolis.
O delegado Valentim destaca a importância da participação da população nessas prisões, que ao perceber uma movimentação estranha acionaram a polícia. São casos que geram suspeitas a presença de pessoas e movimentação que foge à rotina da cidade, carros de fora e aluguéis de chácaras ou sítios na zona rural, comenta.
Outro caso de destaque foi o assalto que aconteceu na agência do SICOOB em Santa Rita do Sapucaí e que rendeu a prisão de doze pessoas, onze homens e uma mulher. O trabalho Dr. Mário Roberto e sua equipe foram elogiados pelo Dr. Valentim que destacou: “Tão logo ocorreu o assalto, as investigações que estavam presididas pelo Dr. Mário conseguiram não só recuperar o montante subtraído como também apreender a arma de fogo utilizada e efetuar a prisão de doze pessoas”. Seis dos envolvidos eram de São Paulo e os outros seis da cidade de Santa Rita do Sapucaí.
Nem todos os doze indivíduos presos participaram do crime, mas colaboraram seja no levantamento de informações, seja no acobertamento dos autores. O crime foi solucionado menos oito horas do acontecido. Além disso, as informações que foram e serão levantadas poderão auxiliar investigações de crimes semelhantes em outras cidades uma vez que esse grupo que foi detido pode ser parte de um grupo maior ou então responsável de outros crimes em Minas Gerais e São Paulo. Não há ligação entre esse crime e o ocorrido em Marmelópolis.
Investigações da Polícia Civil tem indicado que alguns crimes, principalmente crimes de roubo com autores fora do estado de Minas Gerais, eventualmente possuem participação de alguém do local onde o crime foi praticado. O mesmo aconteceu em Cristina, recentemente.
Nesta quarta-feira (30) um crime em Brazópolis surpreendeu a comunidade. Por volta das 10h10 dois indivíduos em uma moto adentraram a agência dos Correios da cidade, renderam o segurança, subtraíram a sua arma e tomaram o valor que estava no cofre do local. Um cidadão acionou a Polícia Militar que se dirigiu até a agência e quando os bandidos deixavam o local, ao avistarem o policiamento, houve troca de tiros. Um cidadão que estava na rua foi alvejado e veio a óbito.
Na fuga os autores se depararam com outra viatura da Polícia Militar e um dos indivíduos efetuou disparos contra o carro, acertando um dos policiais que foi protegido pelo colete de proteção. Os infratores empreenderam em fuga abandonando a moto que utilizaram para o crime na saída da cidade. Havia vestígios de sangue na moto indicando que os autores foi também foi alvejado na troca de tiros. Diligências estão sendo realizadas no local para identificar os dois indivíduos. Equipes de toda a região estão trabalhando em conjunto com a Polícia Federal neste sentido.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM