Os profissionais da área de odontologia da Prefeitura de Itajubá, juntamente com o coordenador, Dr. Carlos José da Silva, estiveram reunidos com o prefeito de Itajubá, Dr. Jorge Renó Mouallem e o vice-prefeito, Laudelino Augusto, para apresentar o Levantamento Epidemiológico de Cárie Dental realizado no município. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 5, no Centro Administrativo, e contou também com a presença do secretário de Educação, Harley David Vieira da Silva, e da secretária de Saúde, Maria de Lourdes Morais Silva.
Conforme o levantamento, que examinou 4.892 crianças entre 5 e 12 anos, o desempenho dos dentistas da rede municipal, na realização de trabalho com este público, vêm colhendo frutos e progressos. O índice utilizado no levantamento foi o CPO-D que mede o número de dentes cariados, perdidos e obturados que cada indivíduo possui.
Em 24 anos, o município obteve uma redução de 83% no índice de cárie dental nas crianças. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice conquistado em Itajubá em 2012 confirma que vem caindo o número de crianças com dentes cariados. O mesmo levantamento constatou que 48% delas têm índice de cárie zero na cavidade bucal em 2012.
O coordenador odontológico informou que os índices vêm sendo favoráveis devido ao trabalho que está sendo realizado na Clínica Odontológica, nas unidades PSF (Programa Saúde da Família) e escolas municipais. A partir desta frente de trabalho, a Coordenação Odontológica, ligada à Secretaria de Saúde, irá realizar novos projetos que irão ajudar a aumentar o trabalho e a conscientização entre pais e crianças da comunidade escolar. O levantamento também é de grande utilidade na avaliação de programas de Saúde Pública para que resultados possam ser comparados, antes e depois de sua implantação.
Atualmente, o município conta com 27 profissionais odontológicos e 25 salas odontológicas, sendo elas distribuídas em escolas municipais e estaduais, PSFs (Programa Saúde da Família) e na Clínica Odontológica, atendendo às necessidades de atenção básica à saúde odontológica. Os moradores do bairro Rebourgeon futuramente também poderão usufruir do serviço odontológico na nova unidade de saúde UAPS (Unidade de Atenção Primária à Saúde), recentemente construída pela Prefeitura e que em breve estará atendendo a cerca de 10 mil moradores do bairro e adjacências.
Desde 1988, o município realiza o atendimento nas escolas municipais. O profissional responsável realiza a primeira consulta em cada sala de aula, e identificando os problemas dentais de cada aluno, solicita autorização dos pais para iniciar o tratamento odontológico. Os alunos das escolas municipais que não possuem salas odontológicas, quando autorizados, são encaminhados para a Clínica Odontológica ou para a escola mais próxima onde o tratamento pode ser realizado.
O cidadão que necessitar de atendimentos odontológicos pelo município poderá marcar sua consulta pelo telefone (35) 3692-1862, ou na própria Clínica Odontológica, localizada a rua Benedito Messias, 134, no bairro Vila Poddis.
Fonte: Secom Itajubá