O PT mineiro anunciou ontem (22/12/10), os nomes dos indicados para postos considerados estratégicos na Assembleia Legislativa. A liderança da bancada no parlamento para o próximo biênio ficará a cargo do deputado eleito Rogério Correia. Adelmo Carneiro Leão e Paulo Lamac serão os vice-líderes; e Elismar Prado, o líder da oposição (minoria). O deputado itajubense, Ulysses Gomes, foi indicado para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia. Para ele, é uma grande responsabilidade acompanhar a execução orçamentária do Governo do Estado.
Para os próximos dois anos, o PT reivindica a participação na Mesa Diretora da Casa, com Paulo Guedes, na 2ª-Vice-Presidência; além do comando de três comissões permanentes. Os indicados são Durval Ângelo (Direitos Humanos), André Quintão (Participação Popular) e Almir Paraca (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).
O partido pretende também contar com representantes em outras comissões. Elismar Prado é o indicado para a Comissão de Constituição e Justiça; Ulysses Gomes, para a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária; Adelmo Carneiro Leão, para a Comissão de Administração Pública; e Maria Tereza Lara, para a Comissão de Segurança Pública.
“Em âmbito nacional, os parlamentares do PT vão contribuir para dar sustentação à presidente Dilma. Em Minas, vamos fazer uma oposição programática, com tarefas definidas e apoiada nos movimentos sociais”, explicou o deputado eleito Rogério Correia. Segundo ele, o partido ainda está negociando com o PMDB a formação de um bloco, o que fortaleceria a oposição em Minas.
ADIN – Nesta terça-feira (21), o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Tribunal de Justiça contra a Resolução nº 5.341 , que delega ao Governador do Estado atribuição para elaborar leis delegadas. A ação é assinada pelo presidente do PT em Minas, Reginaldo Lopes, e conta com o apoio da Executiva Nacional do partido.
Para Rogério Correia, o projeto sobre as leis delegadas é uma “excrescência”, fruto de um ato autoritário do governador. “Ele quis evitar um debate franco e aberto e passou por cima do parlamento”, afirmou.
Críticas – O deputado Paulo Guedes aproveitou a oportunidade para criticar a gestão do PSDB, principalmente em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha que, segundo ele, piorou durante a gestão do ex-governador Aécio Neves. Ele acusou o governo estadual de não cumprir nenhuma das promessas para a melhoria da região
O deputado Adelmo Carneiro Leão, por sua vez, anunciou a intenção da bancada de criar na próxima legislatura uma frente parlamentar em defesa da renegociação da dívida de Minas com a União.
Responsável pela informação: Assessoria de Comunicação – www.almg.gov.br, com alterações da assessoria Ulysses
Fonte: ALMG