O cuidado e respeito com o Meio Ambiente são responsabilidades de todos nós, seres racionais, que dependemos dos recursos naturais para sobreviver, porém esta nem sempre é uma tarefa fácil. O descarte adequado de resíduos, a reutilização de materiais, o cultivo de plantas e outras atividades que contribuem para a manutenção dos recursos naturais demandam tempo e estudo.
Em casa essas ações podem entrar na rotina e serem executadas de maneira prática e eficaz mas em grandes proporções, como em indústrias e grandes empresas, a presença de um profissional qualificado e responsável se faz necessária.
A Gestão ambiental é o campo de estudo da administração do exercício de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais visando a preservação da biodiversidade. O profissional desta área então tem como principal função “procurar mecanismos, ferramentas e processos para conduzir e controlar as interações que o homem tem com o Meio Ambiente de uma maneira que a gente traga o desenvolvimento e mantenha esse recurso ainda disponível para as gerações futuras”, explica o professor Dr. Leopoldo Uberto, docente do curso de Gestão Ambiental do Centro Universitário de Itajubá.
O professor esclarece também que o curso de Gestão Ambiental é destinado à qualquer profissional que deseja desenvolver uma atividade e lidar de maneira responsável com os resíduos produzidos e demais impactos ambientais que possam ser provocados. O campo de atuação do gestor ambiental é muito amplo e o curso de pós-graduação é aberto à profissionais graduados sem restrição de área de formação.
As matrículas para o curso de pós-graduação em Gestão Ambiental da Fepi – Centro Universitário de Itajubá estão abertas, as aulas são quinzenais somando um total de 24meses de curso. Para mais informações acesse http://www.fepi.br/cursos/pos_graduacao ou entre em contato através do telefone: (35) 3629-8434.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM