O câncer da pele responde por 25% de todos os diagnósticos de câncer no Brasil. São estimados 175.760 novos casos no Brasil em 2016, segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), pois a principal causa do Câncer de Pele é a exposição solar desprotegida, e os dados mostram que os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente do sol, o que contribui para elevar a incidência da doença.
Evitar a exposição excessiva ao sol e proteger a pele dos efeitos da radiação UV são as melhores estratégias para prevenir o Câncer de Pele.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que as seguintes medidas de proteção sejam adotadas:
Nesse ano a Sociedade Brasileira de Dermatologia antecipou o Dezembro Laranja, e lançou, em setembro, o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, para chamar a atenção sobre as causas menos graves de exposição desprotegida aos raios solares, como o foto dano gerado pelo sol, que é a principal causa do envelhecimento da pele. A exposição excessiva ainda pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e lesões pré-cancerígenas, por isso, proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível.
Por Dra. Gracieli Perches, médica da Clínica Hokage, CRM-MG 63955
www.gracieliperches.com
https://www.facebook.com/Dra-Gracieli-Perches-388374861343074/