No dia 1º de Dezembro foi comemorado o “Dia Mundial de Combate a AIDS” com o objetivo de conscientizar a população dos avanços da ciência, das formas de prevenção, enfim das últimas notícias referentes ao tratamento e combate a AIDS.
Segundo o vereador, Dr. Ricardo Melo, coordenador da campanha, muita coisa mudou, evoluiu, mas a AIDS continua sendo uma doença fatal. Informa ainda o médico que em Itajubá existem 588 casos notificados, porém existem casos que as pessoas não notifica por não saberem que estão com o problema. No Brasil, apesar da estimativa do ser de cerca de 734 mil casos Destes aproximadamente 150 mil não sabem que estão com a doença e, portanto podem transmiti-la a outras pessoas.
Os medicamentos atuais tem o objetivo de diminuir a carga viral no indivíduo, já que quanto maior a quantidade de vírus pior o estado de saúde da pessoa. O acesso ao medicamento torna-se assim muito importante.
Até 2030 espera-se que 90% população mundial deva estar testada para o HIV, ter acesso ao medicamento e a imunossupressão viral. Isso significa a erradicação da doença.
Dr. Ricardo Melo afirma ser importante as pessoas irem ao CAP/AIDS e fazerem o teste. Importante também é que ao população tenha conhecimento do PEP que significa Profilaxia Pós-Exposição. É uma forma de prevenção da infecção pelo HIV usando os medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids (Zidovudina + Lamivudina) , para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, através da exposição ocupacional, no caso de profissionais de saúde ou pela exposição não ocupacional (sexual), ocorrida em casos de sexo sem camisinha ou de violência sexual. Esses medicamentos, precisam ser tomados por 28 dias, sem parar, para impedir a infecção pelo vírus, sempre com orientação médica.
Essa forma de prevenção já é usada com sucesso nos casos de violência sexual e de profissionais de saúde que se acidentam com agulhas e outros objetos cortantes contaminados.
E para 2016 espera-se o PrEP que é uma profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), é uma estratégia de prevenção que envolve a utilização diária de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais.
Quem precisar de mais informações pode ligar nos telefones 35 3692 1741 ou 3692 1742 podendo marcar consulta e realizar o teste. O atendimento nas quartas-feiras se extende até as 20h. O CAP/AIDS fica na Rua Alcides Faria, 245.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM