Itajubá está mobilizada na luta contra a aids. Com foco no combate ao preconceito e estimulando a prevenção contra a doença causada pelo vírus HIV, a Prefeitura de Itajubá, através do CAP (Centro de Assistência e Prevenção) está realizando várias atividades esta semana para marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro. Voluntários da ONG (Organização Não Governamental) SOS Aids e servidores da Secretaria Municipal de Saúde também estarão mobilizados nesta quinta-feira, para chamar a atenção de toda a população no combate à doença.
Durante toda a semana, palestras foram realizadas em indústrias e fábricas da cidade, incluindo a distribuição de preservativos e o incentivo ao sexo seguro e à testagem, mensagem também transmitida em campanha institucional veiculada em emissoras de rádio da cidade. “Fazer o teste é uma maneira de prevenir. E estamos passando esta mensagem em todos os lugares que realizamos palestras educativas, nas indústrias, escolas, para todos os públicos. E o mais importante é que existe vida, independente da aids, então não devemos ter preconceito e muito menos imaginar que quem vive com o HIV não tem direito a uma vida normal, sexual, afetiva e profissional”, frisou o coordenador do CAP Itajubá, fundador do SOS Aids e vereador, Dr. Ricardo Luiz Ferreira de Mello.
A programação do 1º de dezembro inclui blitz de trânsito por algumas das principais ruas da cidade, distribuição de lixeiras para veículos com preservativos e informativos, distribuição de camisetas com o slogan “Fique Sabendo”, incentivando a realização do exame de HIV, e ações educativas visando o combate ao preconceito.
Sobre a doença
A aids é considerada uma pandemia, e já causou milhões de mortes em todo o mundo. Transmitida pelo vírus HIV por meio do contato com o sangue, esperma, secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado, a doença ataca o sistema imunológico devido à destruição dos glóbulos brancos. O portador, mesmo sem apresentar os sintomas, pode transmitir o vírus.
Para evitar a transmissão, deve-se usar preservativo em todas as relações sexuais e seringas e agulhas descartáveis para a injeção de medicamentos intravenosos ou demais procedimentos. Todas as gestantes devem fazer o teste de aids e começar o pré-natal o mais cedo possível, evitando assim a contaminação do bebê pelo vírus.
Os primeiros sintomas são fraqueza, febre, diarreia prolongada sem causa aparente, aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço e perda de peso superior a 10%. Em fases mais avançadas, os sinais são febre, afecções dos gânglios linfáticos, faringite, dores musculares e nas articulações; ínguas e manchas na pele que desaparecem após alguns dias; feridas na área da boca, esôfago e órgãos genitais; falta de apetite; estado de prostração; dores de cabeça; sensibilidade à luz; perda de peso; náuseas e vômitos.
A aids não tem cura, mas os portadores do HIV dispõem de tratamento oferecido gratuitamente pelo SUS. Após a realização do teste, os pacientes positivos terão acesso ao tratamento antirretroviral, que prolongam a sobrevida e melhoram a qualidade de vida do portador, pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. O Brasil é referência no mundo no tratamento da doença, porque distribui 15 medicamentos antirretrovirais gratuitamente na rede pública de saúde.
Com informações do Ministério da Saúde
Fonte: Secom Itajubá