Após assinatura de decreto que inclui Itajubá no Plano Minas Consciente, o município passou a seguir, a partir do último dia 8, as diretrizes do governo estadual no enfrentamento ao coronavírus. É sobre este assunto que Octavio Scofano conversa com o diretor da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Alexandre Lopes.
Ele explica que o Minas Consciente classificou o estado em ondas cujas cores remetem à lógica do funcionamento de um semáforo. “Existe a onda verde na qual há a maior flexibilização possível, a amarela, na qual Itajubá se encontra no momento. E a vermelha, que é a mais restrita, na qual apenas os serviços essenciais podem operar”, esclarece.
De acordo com Alexandre, em Minas Gerais ainda não há nenhum município enquadrado na onda verde. “É hora de manter os cuidados. Não baixar a guarda porque, se retrocerdermos em relação à doença, podemos regredir à onda vermelha”.
Segundo o diretor, por meio do Minas Consciente, há o monitoramento do nível de contaminação e expansão do vírus. “O programa do governo estadual estabelece uma série de regras para a retomada gradual dos serviços e atividades econômicas, levando em consideração o nível de contaminação da população e a taxa de ocupação dos leitos nas UTIs de cada município”, afirma.
Alexandre destaca que o uso da máscara, medidas de higiene e distanciamento social continuam obrigatórios. “O cidadão tem que ser policiar e ajudar na conscientização para o bem de todos”.
Nos links a seguir contém as orientações da CDL sobre o Minas Consciente
Atendimento às pessoas do grupo de risco
Assista ao vídeo na íntegra e saiba mais sobre o assunto.