Nomeada no dia 13 de agosto deste ano, a Diretora de Saúde Pública da Secretaria Municipal de Saúde, Thaís Carlini Mendes Santos, tem duas prioridades: a implantação em Itajubá do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (Sinavisa) e a criação do Plano Diretor de Vigilância Sanitária (PDVISA). Além disso, ela pretende dar continuidade aos programas desenvolvidos no Departamento de Saúde Pública, como o combate à Dengue e à Febre Amarela, e também ao programa de imunizações.
De acordo com informações da Diretora, o Sinavisa já está em fase de implantação em cidades como Pouso Alegre, Santa Rita e Poços de Caldas. “Trata-se de um cadastro único contendo todos os produtos comercializados no país. Esse sistema informatizado facilita o trabalho dos fiscais. É muito importante que uma cidade com o porte de Itajubá também esteja inserida nesse sistema”, explica Thais.
Já o PDVISA constitui em um planejamento anual para definir todos os gastos com Vigilância Sanitária no município. “Esse trabalho facilitará a busca de recursos para o desenvolvimento de ações e programas no município. Precisamos finalizar esse Plano Diretor ainda este ano para que ele possa valer já para 2009, garantindo assim mais investimentos”, disse a Diretora.
Thais é nutricionista e especialista em Vigilância Sanitária pela Escola Nacional de Saúde Pública
Crédito da Foto: SECOM
Fonte: SECOM