O 41º Encontro Sul Mineiro de Cardiologia reuniu uma grande diversidade de profissionais da área da saúde em Itajubá. Com uma programação ampliada o encontro recebeu também simpósios interdisciplinares de áreas médicas fronteiras da Cardiologia.
O urologista Dr. Juliano Scheffer esteve presente e, em entrevista ao Conexão, fala sobre o diálogo entre a cardiologia e a urologia. O especialista fala sobre a relação da disfunção erétil com a cardiologia e explica que por ser considerada uma doença de pequenos vasos, a pessoa que sofre de disfunção erétil tem os mesmos fatores de risco de ter um problema cardiovascular, como o infarto, por exemplo, uma vez que a origem das duas doenças é a mesma.
“A origem da doença pode ser a mesma, o que muda é a percepção de cada uma. Às vezes para um paciente perceber algum sintoma cardíaco é mais difícil do que perceber uma mudança na sua sexualidade. Os dois servem como sinais de alerta”, destaca Dr. Juliano.
O especialista fala ainda sobre o uso de medicamentos para melhoria do desempenho sexual e os prejuízos do uso indiscriminado.
Fonte: Conexão Itajubá / Rádio Panorama FM