O Festival Mundial de Circo 2013, em Caxambu, apresenta hoje, sexta, 26, dois novos espetáculos em sua programação: Experimento Circo, com o Grupo Amarillo (Brasil/Argentina), e Na Esquina (Brasil/Bélgica).
Também na programação de hoje as duas últimas apresentações da Turma do Biribinha e do Circo Zanni.
Ontem, o Festival Mundial de Circo movimentou Caxambu com apresentações em vários pontos da cidade com os espetáculos da Turma do Biribinha, do Grupo Trampulim e do Circo Zanni.
Na agenda de hoje, além dos espetáculos que serão apresentados, o público poderá conferir também o último dia de exibição da Mostra de Filmes, em que o circo é o tema central, no Cine Caxambu, às 14h. Já o Ponto de Encontro continua com suas atrações musicais e gastronômicas no Parque das Águas, a partir das 18h.
No espetáculo “Experimento Circo”, três personagens se juntam para dar vida a uma série de números circenses utilizando a linguagem popular do circo de rua. Teatro, música, dança e técnicas circenses como arame, malabarismo, diabolô, mão-a-mão, fogo e acrobacias são utilizados na apresentação, gerando uma grande cumplicidade com o público.
Com:Marcelo Lujan, Pablo Nordio e Luciana Menin
Dia:26 de julho, sexta-feiraHorário:15hLocal:Calçadão.
“Na esquina” é um espetáculo que representa muito bem a nova geração de artistas circenses. Inteligente e divertido, prima pela técnica apurada e versatilidade dos integrantes, além de valorizar o coletivo.
Mastro chinês, mão a mão, trapézio fixo, malabares, lira. Todas as disciplinas circenses podem ser praticadas ao mesmo tempo na cena, o que demanda polivalência de cada artista e presença cênica durante todo o espetáculo. O objetivo é acordar o olhar do público para detectar a linguagem física do espetáculo.
Elenco:Clarice Gomes Panadés, Diogo Dolabella, Pauline Hachette, Pedro Gonçalves Guerra, Liz Braga Guimarães, Roberta Mesquita.Colaboração:Maurico Leonard e Rogerio Sette Camara.
Dia:26 de julho, sexta-feiraHorário:17h30Local:Quadra Rua Plínio Mota.
Este é um espetáculo criado a partir da linha do Circo Teatro e do palhaço nordestino. Com a ajuda do público os palhaços Biribinha e Pipoca desenvolvem números musicais inusitados permeados por esquetes e gags do palhaço tradicional. A participação da plateia é fundamental, os espectadores executam a música em instrumentos inimagináveis e todos juntos fazem da ‘PALHASSADAMUZIKADA’ uma Sinfonia Engraçada!
Com:Teófanes Silveira (Palhaço Biribinha) e Seliane Silva.
Dia:26 de julho, sexta-feiraHorário:18h30Local:Praça João Pedro da Cunha bairro Caxambu Velho.
Em seu mais novo espetáculo, o Circo Zanni recebe o público em sua casa, literalmente. No picadeiro, objetos como pratos, sofá, cadeira, abajur, mesa, espelhos, são utilizados nos números. A plateia pode conferir palhaçadas e gags cômicas, equilíbrio no arame, acrobacias, malabarismos, coreografias e números aéreos, trapézio e equilíbrio de prato.
O público não assistirá apenas a um espetáculo de circo. Serão recebidos como se fossem visitas dos anfitriões do Zanni. A alegria de uma celebração em harmonia com o prazer da superação. Este é o Circo Zanni!
Concepção e direção artística:Domingos Montagner.
Elenco:Bel Mucci, Daniel Pedro, Erica Stoppel, Luciana Menin, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio.
Convidados:Nereu Afonso, Ronaldo Aguiar, Sandro Fontes.
Dia:26 de julho – sexta-feiraHorário:19hLocal:Lona armada em frente ao Ginásio Jorge Curi.
Atenção:As senhas serão distribuídas 1hora antes do espetáculo. Lotação máxima da lona: 400 lugares.
O Festival Mundial de Circo foi o vencedor do Edital de chamamento Público realizado pela Secretaria de Estado do Turismo, que incentiva a realização de festivais culturais no interior do Estado. Durante três anos, o Festival Mundial de Circo terá apoio financeiro para a realização das próximas edições na cidade de Caxambu/MG. “O apoio durante esse período é fundamental para conseguirmos realizar o Festival de forma planejada”, relata Fernanda Vidigal, coordenadora do evento.
A proposta para a realização do Festival Mundial de Circo em Caxambu será mais um passo importante na trajetória do Festival. A intenção é fazer de Caxambu a “cidade oficial do circo no Brasil”. Para isso, vamos trabalhar para proporcionar a integração do evento com a cidade, fazendo dele uma ferramenta eficaz na valorização dos conteúdos locais e um forte multiplicador de negócios. Isso se dá quando a comunidade se apropria do evento, colabora com a sua renovação e atualização e enxerga o seu potencial para gerar novos fluxos de visitantes.
Nesse sentido, a partir de 2013 o Festival Mundial de Circo acontecerá em seu formato maior em Caxambu. Mas Belo Horizonte também abrigará parte da programação do Festival, principalmente de ações voltadas à formação profissional, como residências artísticas e oficinas, mostras de curta duração e a tradicional festa Cabaré do Festival.
Festival em Caxambu – de 23 a 28 de julho de 2013
Festival em BH – de 30 de agosto a 07 de setembro de 2013
Para mais informações acessewww.festivalmundialdecirco.com.br.
Fonte: Astronauta Comunicação / Festival Mundial de Circo