Renda: Vermelho com tendência de manutenção.
O destaque da semana foi a queda na produção industrial. Segundo dados levantados pelo IBGE a indústria está perdendo força, sendo o saldo do primeiro semestre de 6,3% de queda na produção, a maior contração desde 2009 (quando houve a crise nos Estados Unidos). No setor automotivo a queda foi de mais de 20%.
Em relação a julho de 2014 a queda na produção industrial foi de 3,2%, a 16ª queda seguida.
Emprego: Laranja com tendência de vermelho. Sinal de alerta.
A preocupação com o desempenho no setor industrial justifica o sinal de alerta. O emprego na indústria piora em julho e chega ao pior nível desde de 2009. Em relação a julho de 2014 o recuo foi de 5,3% e de janeiro a julho, de 8,6%.
Inflação: Vermelho com tendência de laranja. Sinal de alerta.
O sinal de alerta neste caso é por conta do aumento no valor do dólar, que está comprometendo, mais uma vez, a meta da inflação. Todo o esforço do Governo no sentido de contrair a demanda para que os preços não subam e consequentemente a inflação fique sob controle pode ser comprometido pela escalada da cotação do dólar, que aumenta não somente o custo do produto importado, mas também produtos como milho (por conta do defensivo agrícola).
Contas Públicas: Vermelho com tendência de manutenção. Sinal de alerta.
Os cortes e gastos no setor público se acentuam cada vez mais, mas a arrecadação também diminuiu. É muito provável que o país termine 2015 com déficit no setor público.
Comércio Exterior: Verde com tendência de manutenção.
Dos fundamentos este é o que apresenta melhor desempenho. O dólar que pode ser o vilão no controle da inflação contribuiu positivamente para o comércio exterior, assim como a redução das importações brasileiras.
ECONOMIA: Vermelho com tendência de manutenção.
Protagonista da semana: Deterioração do clima político, um fator que vem para distrair um pouco da questão econômica.
Destaque positivo: Contas externas.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM