O Plantão Econômico tem por objetivo mostrar para as pessoas através de uma ferramenta de mensuração, o econômetro, cinco dimensões da economia: renda, emprego, inflação, contas públicas e comércio exterior. A situação é medida em cores: azul quando estiver tudo bem, verde quando estiver bom, amarelo quando a situação for preocupante, laranja é muito preocupante e vermelho, muito ruim.
O ano se iniciou com uma avaliação justa, com a economia no amarelo, mas tendendo para o laranja. Já se sabia que a situação não era a pior possível, mas ainda sim era preocupante e de fato na última medição o econômetro já estava no laranja com tendência para o vermelho. Mesmo a dimensão emprego que estava verde acabou caindo.
Nesta avaliação houve uma desaceleração na queda. A renda estava no laranja com tendência de manutenção e agora está no laranja com viés de vermelho. A indústria pela primeira vez melhorou, mesmo que pouco. Com relação ao ano anterior ainda há uma queda acentuada, no entanto é positivo que se tenha melhorado em fevereiro com relação a janeiro. Infelizmente a melhora não é suficiente e a situação tem tendência de piora. O grande problema está na perda de poder aquisitivo devido à inflação, decorrente do aumento do dólar.
O emprego manteve a espectativa, sendo o melhor dos indicadores. Ao menos por enquanto ele se mantém no verde, principalmente por conta do índice de desemprego na economia brasileira que é muito bom comparativamente a outros países.
A inflação é o indicador mais preocupante. Na última medição ela estava laranja com tendência indefinida, agora está laranja com viés de vermelho. A preocupação vem pela elevação sem sinalização de parada da cotação da moeda americana que chegou a R$ 3,10. Também é preocupante a situação das contas públicas, principalmente porque a crise política está ficando muito séria no Brasil e isso tira margem do Governo para que seja feito algo na área fiscal. O índice permanece no laranja.
O comércio exterior estava no vermelho com tendência inalterada e agora aponta para o laranja. A melhora vem em função da apreciação do câmbio e a expectativa é de que a balança comercial melhore futuramente. O produto brasileiro deverá ficar mais competitivo no exterior e os produtos estrangeiros ficam mais caros para os brasileiros.
A média geral é laranja com tendência para o vermelho. Os indicadores continuam piorando, mas a boa notícia é que isso está acontecendo de maneira mais lenta. Já estão previstas manifestações para os dias 13 e 15 de março e isso irá impactar no panorama econômico do país, de maneira que o Governo já está agindo em função dessas mobilizações. Uma das ações tomadas foi a alteração na tabela de imposto de renda.