Renda
Vermelho com tendência de laranja.
A renda foi um dos fundamentos da economia que menos mudou neste primeiro semestre. Como destaque do período houve um crescimento de 1% do PIB no primeiro trimestre, que teoricamente é uma boa notícia, mas avaliando bem é um resultado muito mais do setor agropecuário e do preço das commodities do que propriamente por uma recuperação da economia como um todo.
Os setores de serviços e o setor da indústria estão muito devagar.
Emprego
Vermelho com tendência de manutenção.
O emprego é o indicador mais delicado de todos, porque é o que o cidadão brasileiro mais sente numa crise. Infelizmente não houve bons números nesta primeira metade do ano.
O número de desempregados cresceu para um nível recorde: mais de 14 milhões de pessoas e a melhora do emprego depende fundamentalmente de uma melhora na renda.
Inflação
Verde com tendência de manutenção.
A inflação é um dos indicadores que apresentou alguma melhora em 2017. De fato ela regrediu para níveis aceitáveis (uma projeção em torno de 3% para o ano) e bem abaixo da meta definida pelo Banco Central de 4,5%.
Isso sinaliza uma estabilidade de preços muito importante para manter o poder aquisitivo das pessoas.
O grande problema é que isso foi conseguido à custa de uma brutal redução no poder de demanda das pessoas. Basicamente não há mais espaço para aumento de preços nas condições atais que o Brasil vive.
Contas Públicas
Vermelho com tendência de manutenção.
As contas públicas formam o pior indicador da economia brasileira e o resultado tende a piorar. Já se começa a perceber os efeitos na infraestrutura do país por conta da falta de manutenção e a correria do Governo para tentar privatizar essa estrutura.
Em função da queda no ritmo da economia a arrecadação também caiu drasticamente e o déficit é grande. Por conta de tudo isso o equilíbrio das contas públicas ainda é algo muito distante.
Comércio Exterior
Azul com tendência de manutenção.
O comércio exterior, assim como a inflação, começou em um patamar negativo e evolui muito positivamente ao logo do primeiro semestre, sendo o melhor indicador da economia no momento, batendo recorde sobre recordes.
Tanto as importações quanto as exportações tem aumentado de maneira significativa.
ECONOMIA
Vermelho com tendência de laranja.
A economia continua no vermelho com poucas mudanças, mas mudanças positivas.