O VI Seminário de Capacitação Docente promovido pelo Centro Universitário de Itajubá – FEPI, no dia 02 e 03/07/19, teve como objetivo refletir temas atuais relacionados à educação; Educação 4.0 e as mudanças na prática docente foi o assunto discutido.
“Quem está todos os dias na sala de aula sabe dos desafios enfrentados e vencidos, cada aluno tem uma bagagem diferente, isso exige dos professores estratégias para que possam então, lidar com maestria frente a cada situação encontrada. Sendo assim, a formação continuada torna-se uma ferramenta fundamental, capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo a relação entre os professores e os saberes científicos-pedagógicos. A educação continuada é fundamental, precisamos constantemente resinificar a aprendizagem, desenvolvendo nos alunos capacidades e competências para cumprirem seu papel na sociedade” salientou a Pró-Reitora Acadêmica, Profª Magda Cristina Nascimento Rochael, na abertura do evento.
Em seguida, o Prof. Cassiano Zeferino de Carvalho Neto ministrou a palestra: Educação 4.0: Gestão e Docência com inovação em Educação Superior, discorreu sobre as principais mudanças entre as gerações e as alterações nas formas de aprendizagem, o que exige mais dos professores, afinal, precisam ensinar uma geração com características muito diferentes das deles. “Todas as revoluções impactaram significativamente a educação, a tecnologia não é uma rival, mas uma importante aliada”.
Prof. Cassiano defendeu a convergência entre as áreas para facilitar a compreensão dos alunos: “A aprendizagem precisa ser significativa, ter relação com a realidade e envolver contextualização, nós produzimos conhecimentos quando resolvemos problemas”.
No segundo dia do Seminário de Capacitação Docente o Prof. Henrique Carivaldo de Miranda Neto ministrou a palestra “A Prática Docente sem rodeios: quem são e o que fazem os bons professores”. De forma descontraída levou os professores a importantes reflexões, ao relatar situações de sua carreira como professor e Pró-Reitor Acadêmico. “O conteúdo que o professor tem é um pretexto, ele está na instituição para desenvolver habilidades e competências. Bem sabemos que sala de aula não é para qualquer um, se falharmos no ensino superior estamos comprometendo a formação profissional do aluno, nossa responsabilidade é enorme, não podemos nos afastar da autocrítica, precisamos ter em mente que a educação não evolui com professores mal preparados” concluiu.
No encerramento das palestras os professores de todos os cursos de graduação da FEPI participaram de um café onde puderam conversar com colegas de outras áreas e com os palestrantes.
Fonte: ASCOM FEPI