As secretarias municipais de Informática e Educação estão implementando em unidades da rede municipal um projeto de informatização de todos dados escolares. A iniciativa faz parte do projeto Itajubá Cidade Digital e por meio dele informações como cadastro de alunos, histórico, frequência, notas, corpo docente, aproveitamento escolar, entre outros, serão alimentados e centralizados em um único banco de dados. O projeto visa ainda atender a uma demanda dos próprios diretores e professores.
O projeto piloto está sendo implantado em três escolas da rede municipal: a EM São Vicente de Paulo (São Vicente), Professor Carmo Cascardo (Morro Chic) e na Antônio Salomon (Cruzeiro), onde o sistema entrará em fase de testes. Com a novidade, professores, diretores, supervisores de ensino e o próprio secretário de Educação terão à disposição, em tempo real e acessível de qualquer computador conectado à internet, todas as informações dos estudantes e das escolas. Com isto, dados como os resultados obtidos em sala podem auxiliar o planejamento escolar e a obtenção de melhores resultados, focando as necessidades e características de cada unidade.
“Já temos a parte técnica pronta, toda a estrutura montada e iremos agora realizar a capacitação dos profissionais da rede para operar o sistema e alimentá-lo com os dados escolares. O apoio e envolvimento dos diretores e professores foi decisivo na hora de escolhermos as unidades que receberam o projeto piloto e continuará sendo importante para que este programa funcione da melhor maneira possível. Em breve, todas as escolas estarão informatizadas e teremos acesso a todas as informações em tempo real”, declarou o secretário de Informática, Antônio Thomas Machado Koenigkam de Oliveira.
O projeto faz parte do Itajubá Cidade Digital, que tem como meta a interligação dos sistemas de todos os pontos públicos por meio de uma rede única de dados, a criação de laboratórios de informática nas escolas, a informatização dos postos de saúde, além da inclusão digital dos cidadãos por meio de telecentros e da disponibilidade de sinal gratuito de internet em alguns pontos da cidade.
Fonte: Secom-Itajubá