Nos nossos últimos painéis de Educação Financeira, apresentamos alguns ensinamentos que pudemos aprender com a Pandemia causada pela COVID-19. Falamos sobre o que deveríamos ter aprendido nesse período e sobre a principal meta de vida financeira após a COVID-19, que é o bem-estar financeiro.
Estamos certos a maioria gostou dos artigos e se sentiu motivado buscar aquela meta de vida. Por outro lado, também sabemos que muitos ficaram pensando: “Realmente tudo o que pessoal do DENARIUS disse faz todo sentido. Mas como falar em futuro se, às vezes, não sei se conseguirei colocar comida na mesa?”
Se alguma vez isso passou pela sua cabeça, fique tranquilo. Você está certo! Às vezes, estamos imersos em um conjunto de problemas que nos impede de ver as oportunidades que estão ao nosso redor. Por isso, esse artigo tem o objetivo de apresentar algumas dicas para te ajudar. Vamos lá?
Antes de começarmos, reparou no título do nosso artigo? Educação Financeira é controlar o seu passado financeiro hoje, para planejar um futuro sustentável. O que estamos querendo dizer com isso?
No título, queremos que você entenda que o hoje e o futuro dependem do que você fez no passado. Ou seja, antes de pensar em dias financeiros melhores, precisamos encarar a realidade entender o que fizemos com o nosso dinheiro no passado. Precisamos saber onde foi que colocamos aquele suado dinheirinho. Será que fizemos o melhor com o que ganhamos? Será que antecipei muito o desejo de ter coisas e acabei comprometendo o hoje com dívidas? Será que essas dívidas não podem prejudicar o meu futuro?
Como você já deve ter percebido, a primeira coisa que você deve fazer é assumir as rédeas do seu orçamento doméstico. Você precisa saber, na ponta do lápis, o quanto você ganha, o quanto você gasta e o mais importante, com o quê você gasta o seu dinheiro. Para isso, você precisa apenas de força de vontade. Esse controle pode ser feito até mesmo em uma folha de papel simples ou mesmo em um livro caixa comprado na papelaria. Mas se desejar fazer isso de forma um pouco mais organizada, em 2018 fizemos uma série de painéis de Educação Financeira aqui no Conexão Itajubá falando somente disso. O que acha de revisitar esse material? Veja os links disponíveis no final deste artigo.
Já no primeiro mês de controle do seu orçamento, você terá a sensação de que a da sua renda família é insuficiente para cobrir todos os seus gastos. Principalmente se você tiver um elevado índice de endividamento. Se esse for o seu caso, prepare-se para a sua segunda ação, que apesar de simples, poderá ser dolorida. Nesse caso, você tem apenas duas opções: a) trabalhar mais um turno, para aumentar a renda; ou b) reduzir os seus gastos, adequando-o à sua renda. Veja, independente da opção que você escolher nessa ação, ela depende fundamentalmente da primeira. Caso contrário, como você responderá as seguintes perguntas: Quanto precisarei ganhar a mais para manter o meu orçamento familiar em dia? Quais itens deixarei de consumir para que minha renda seja suficiente? O que eu não posso deixar de comprar para viver?
Como dissemos, essa segunda ação é dolorosa. Na maior parte dos casos, a situação do orçamento familiar é tão complicada que é necessário combinar as duas opções, ou seja, trabalhar mais e ainda cortar muitos gastos. Outro fator desmotivador é que você não conseguirá resolver o problema do dia para a noite. Muitas vezes será necessário trabalhar duro meses e até anos para conseguir equilibrar o seu orçamento.
Se você leu este artigo até aqui, deve estar se perguntando: Vale a pena perder meses ou mesmo anos da minha vida trabalhando mais e deixando de consumir coisas que me dão prazer hoje? Bem, essa pergunta apenas você poderá responder. E é somente a partir dessa resposta que você conseguirá um futuro financeiro sustentável ou mesmo atingir o que chamamos de bem-estar financeiro.
Não adequar o seu orçamento hoje vai apenas empurrar seus problemas financeiros para o futuro e, se hoje já está difícil implantar essas ações, imagine quando você estiver com mais idade. Quando o vigor físico já não for o mesmo e outras necessidades, naturais do avançar da idade, forem surgindo. Quando parte dos gastos tiverem que ser destinadas por exemplo, à compra de medicamentos, por exemplo.
Trabalhar mais pode ser uma opção momentânea, para resolver problemas que foram causados no passado. Pense que, no seu futuro financeiro sustentável, sua meta é conquistar o bem-estar (pessoal e financeiro). Ou seja, você deve ter um trabalho digno que lhe garanta renda e satisfação. Por isso, é muito importante investir em você hoje. Leia mais sobre as demandas que podem surgir, faça cursos de capacitação e aperfeiçoamento. Seja o melhor no que faz e faça o melhor que puder. O profissional qualificado e que gosta do que faz sempre será reconhecido e valorizado pelo seu trabalho.
Se você não tinha pensado nisso antes, esse é o momento.
Esperamos que tenham gostado. Fiquem com saúde e se cuidem. Até!
Autores:
Prof. Dr. André Luiz Medeiros
Prof. Dr. Moisés Diniz Vassallo
Prof. Dr. Victor Eduardo de Mello Valerio
DENARIUS – Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira
Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG)
Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).
O painel de educação financeira é uma parceria do programa Conexão Itajubá com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira (DENARIUS UNIFEI).
https://www.facebook.com/denarius.unifei/
Link para os artigos e entrevistas de 2018:
Artigo técnico publicado em: https://conexaoitajuba.com.br/orcamento-domestico-pouco-dinheiro-mas-bem-gasto-em-nosso-primeiro-painel-de-educacao-financeira-de-2018-falamos-das-contas-a-serem-pagas-no-comeco-do-ano-na-ocasiao-disse-que-o-planejamento-e-um/
Artigo técnico publicado em: https://conexaoitajuba.com.br/orcamento-domestico-reserva-e-moradia-dando-continuidade-a-nossa-discussao-sobre-orcamento-domestico-no-nosso-ultimo-painel-apresentamos-uma-tabela-muito-simples-em-que-voce-deveria-registrar-os-seu/
Artigo técnico publicado em: https://conexaoitajuba.com.br/orcamento-domestico-alimentacao-saude-e-transportedando-continuidade-a-nossa-discussao-sobre-orcamento-domestico-apresentamos-uma-tabela-muito-simples-em-que-voce-deveria-registrar-os-seus-gastos-m/
Entrevista publicada no YouTube: https://youtu.be/iF2cj1Ae2E8
Artigo técnico publicado em: https://conexaoitajuba.com.br/orcamento-domestico-rendadando-continuidade-a-nossa-discussao-sobre-orcamento-domestico-retomamos-nossa-tabela-em-que-voce-deveria-registrar-os-seus-gastos-mensais-voce-se-lembra/
Entrevista publicada no YouTube: https://youtu.be/_nVQK2kOw2I