A Gerontologia é a ciência que estuda o processo de envelhecimento humano de modo a atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. O campo de estudo se justifica pelas transformações sociodemográficas dos últimos anos, responsáveis pelo envelhecimento da população no mundo todo, e a necessidade de garantir qualidade de vida na terceira idade. Em 2025 o Brasil será o lar de cerca de 34 milhões de pessoas idosas e se tornará a sexta nação mais envelhecida do mundo. Hoje o Brasil já é chamado de país jovem com cabelos brancos.
As pessoas passaram a viver mais, mas nem sempre com uma boa qualidade de vida e para atender essa demanda que só cresce, a Escola de Enfermagem Wenceslau Braz criou o curso de Pós-Graduação em Gerontologia, que irá agregar aos profissionais dos mais diversos campos o conhecimento necessário para oferecer qualidade de vida a essas pessoas e garantindo uma velhice tranquila e saudável.
O diretor acadêmico da EEWB, professor José Vitor da Silva, explica que a Gerontologia se diferencia da Geriatria por tratar justamente o envelhecimento saudável, enquanto o outro campo estuda o envelhecimento com as doenças características da pessoa idosa.
Hoje o envelhecimento é visto sob duas perspectivas: o envelhecimento cronológico e o envelhecimento funcional. O envelhecimento cronológico nos países em desenvolvimento, entre eles o Brasil, começa aos 60 anos e nos países desenvolvidos é contado a partir dos 65 anos. Essa é uma classificação da Organização Mundial da Saúde que considerou os recursos técnicos e científicos que permitem melhores condições de cuidados nos países desenvolvidos.
Para a Gerontologia o envelhecimento mais importante, no entanto, é o funcional. Ela aceita o envelhecimento cronológico, mas é o funcional que vai mostra como a pessoa está dentro desse envelhecimento. Quantas pessoas de 40 anos estão ‘acabadas’ e quantas são consideradas ‘conservadas’ nos seu 60º aniversário? É isso que hoje é considerado envelhecimento saudável, a pessoa estar bem, exercendo as suas atividades diárias com metas e planos, vivendo uma vida ativa.
As inscrições para o curso de Pós-Graduação em Gerontologia da EEWB estarão abertas no sitewww.eewb.bra partir do dia 29 de julho. O curso tem duração de 18 meses com aulas quinzenais aos sábados. Mais informações no site ou pelo telefone (35) 3622 0930.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM