Os prazos das provas para a Carteira Nacional de Habilitação sempre geram muita dúvida e para elucidar um pouco o tema, Elieber Teixeira, Chefe do Departamento de Polícia Técnico-Científica de Pouso Alegre e membro da banca examinadora do DETRAN, falou nesta quarta-feira (12) ao Conexão Itajubá.
Tanto no teste de legislação quanto na prova prática o intervalo mínimo a ser respeitado antes de se candidatar a um novo exame, no caso de não conseguir ser aprovado, é de 15 dias. Uma vez que a pessoa se candidate, ela entrará na fila e dependerá de vagas para a prova. Se houver vagas, no 16º dia ela já poderá estar repetindo o seu exame.
Na região de Itajubá o que se observa é um grande acúmulo de candidatos. Só essa semana serão avaliadas quase 700 pessoas no exame teórico e o índice de reprovação é alto, conta Elieber. Ele comenta que esse índice é resultado da correria pela habilitação, fazendo com que as pessoas não se preparem adequadamente para a rigidez da avaliação do DETRAN.
Hoje existem duas maneiras de se obter autorização para dirigir. Primeiro o candidato consegue a sua Permissão Para Dirigir, a PPD, auferida antes da CNH e com validade de um ano. Nesse período ele não pode cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima e também não pode reincidir em uma infração de natureza leve. Se isso ocorrer ele terá sua PPD caçada e voltará à estaca zero.
A partir do momento que o condutor completou um ano de PPD, ele tem o direito de buscar a sua CNH e entrar em uma situação mais tranquila. Ele não pode perder 21 pontos na sua CNH e também não pode ser flagrado em um crime de trânsito, como é o caso de embriaguez ao volante. Nesses casos ele terá sua CNH apreendida pela Polícia Militar e será encaminhado à autoridade policial.
No caso de crime de trânsito, o DETRAN vai arrecadar a CNH e durante o período que o condutor fica suspenso ele é obrigado a voltar a um curso de reciclarem e refazer uma prova escrita, diferente daquela para a PPD, e uma vez aprovado nessa prova ele tem de volta a habilitação.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM