
O Sistema Faemg Senar deu início à avaliação das amostras do 8º Cupping ATeG Café+Forte, um dos maiores concursos de cafés do Brasil. A competição, que reúne produtores atendidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Café+Forte de todo o estado de Minas Gerais, reflete o constante crescimento do setor. Em 2023, o concurso bateu recordes com a análise de 1.845 amostras, um aumento de 1.039% em relação à primeira edição, realizada em 2017. Para 2024, esse número cresceu ainda mais, com cerca de 2.200 amostras sendo avaliadas. Os vencedores serão revelados durante a Semana Internacional do Café (SIC), um dos maiores eventos de cafeicultura do mundo.
O gerente do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, enfatiza a grandiosidade deste concurso, que coloca os produtores em evidência no cenário nacional e internacional. “Ao longo desses oito anos, pudemos ver a evolução na quantidade e na qualidade das amostras enviadas, traduzindo todo empenho e amor que os produtores tem na produção do café. Esse ano recebemos mais amostras de conilon, que vem ganhando espaço e destaque no cenário dos cafés de qualidade em Minas Gerais”, explicou.
Novidade no Cupping ATeG: tecnologia traz inovação ao concurso
Uma das grandes inovações desta edição é o uso de um aplicativo exclusivo para o Cupping ATeG, implementado para aprimorar a gestão das amostras e a organização do concurso. Testado desde novembro de 2023, o app tem se mostrado essencial para otimizar e profissionalizar o processo, trazendo mais eficiência e precisão.
“De uns anos para cá, o concurso cresceu muito e tomou uma proporção grande. Antes, o trabalho era todo feito à mão, o que ainda gerava risco de erros. Para dar mais profissionalismo, estamos utilizando um aplicativo que faz a gestão das amostras e auxilia os provadores, tornando o processo mais ágil e moderno”, explica o analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, João Thomaz Cruz Silva.
Etapas de avaliação
Com foco nas variedades Arábica e Canéfora (conilon), o processo de avaliação é detalhado e dividido em etapas para garantir precisão. Nos primeiros dois dias, os 17 provadores passaram por uma fase de calibração, ajustando suas notas para assegurar uniformidade nas avaliações. Após essa fase, a classificação e degustação seguem por 10 dias.
Na segunda etapa, os 100 melhores cafés passam por uma nova prova e são reclassificados nas categorias Natural e Cereja Descascado, premiando os três melhores de cada região (Sul de Minas, Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Chapada de Minas). Para o Conilon, os três melhores do estado também são premiados.
Aprimorando a produção
Para os cafeicultores, participar do Cupping ATeG Café+Forte vai além da premiação. O concurso oferece uma avaliação técnica precisa e um retorno valioso sobre a qualidade dos cafés. Muitos produtores ajustam seus processos produtivos com base nas avaliações, resultando em melhorias contínuas.
“Todos os produtores recebem um laudo técnico imparcial que mapeia a qualidade do café. Além de competir, essa é uma chance para o produtor demonstrar seu potencial e apresentar seus cafés para compradores nacionais e internacionais”, explica o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Viçosa.
Centro de Excelência em Cafeicultura
Todas as etapas de classificação e degustação acontecem no Centro de Excelência em Cafeicultura, localizado em Varginha. O centro, reconhecido por sua importância no setor, oferece uma infraestrutura de ponta para garantir precisão em cada detalhe do concurso. A pontuação final segue os protocolos da Specialty Coffee Association (BSCA), avaliando a bebida em vários aspectos sensoriais e resultando no ranqueamento dos melhores cafés.
Categorias especiais
Além das categorias tradicionais, o concurso valoriza produções de jovens, mulheres e iniciativas de sustentabilidade, incentivando esses grupos e promovendo práticas agrícolas responsáveis. O café com a melhor nota nessas categorias será consagrado como campeão, destacando a qualidade e a diversidade dos cafés mineiros no Cupping ATeG Café+Forte 2024.
ASCOM FAEMG