Os dez melhores cafés de Minas poderão ser apreciados por quem visitar a Expocafé 2011, que será realizada de 14 a 17 de junho, na Fazenda Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em Três Pontas, no Sul de Minas. Além da degustação, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) vai oferecer orientação técnica sobre aprimoramento da qualidade na cafeicultura e certificação de propriedades cafeeiras.
Os visitantes também receberão informações sobre como participar do VIII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas, que terá inscrições abertas a partir desta quarta-feira (1º). “Os cafés apresentados para degustação do público são os campeões de 2010. Um dos objetivos é mostrar as vantagens de produzir cafés com qualidade superior, capazes de atingir maior valor agregado”, afirma o coordenador do concurso, Marco Fabri Junior.
No já tradicional estande da Emater-MG na Expocafé, um espaço amplo e aconchegante construído em madeira, haverá também exposição e venda de artesanato e produtos da agroindústria familiar de vários municípios da região Sul do Estado.
Uma das novidades da Expocafé deste ano é a audiência pública que a Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizará durante o evento, com representantes das principais instituições que atuam na cadeia produtiva do café, pesquisadores e cooperativas. Haverá debates sobre a política econômica para a cafeicultura, o cenário atual do setor, com as dificuldades enfrentadas pelos produtores, além das perspectivas e metas de fortalecimento da atividade no Estado. Na ocasião, serão apresentadas as propostas do Governo de Minas para o Fundo Estadual do Café, previsto para vigorar a partir de 2012.
Entre as tecnologias de baixo custo disponíveis para os pequenos produtores, a Emater-MG apresentará ferramentas, máquinas, pulverizadores com tração animal e diferentes tipos de terreiros para a secagem dos grãos. Serão mostradas as técnicas de construção e a utilização de terreiros em cimento e em lama asfáltica. Ainda haverá demonstrações de lavagem de café em um lavador desenvolvido especialmente para pequenos produtores, que usa água da propriedade que ainda pode ser reutilizada.
A abertura oficial da 14ª Expocafé está marcada para 19h, do dia 15 de junho, mas a visitação à feira estará aberta desde 9h30. No dia 16 de junho, será realizado o 2º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, com o tema “Homem e máquina na produção da riqueza nacional”. Entre os tópicos programados, estão: Manejo integrado de pragas – eficiência do controle mecanizado; Tecnologia de aplicação de defensivos na cafeicultura; Uso da aviação agrícola na cafeicultura; Podas do cafeeiro; Manejo mecanizado da lavoura cafeeira; Uso de máquinas portáteis na cafeicultura; e Colheita mecanizada do café.
No dia 17 de junho, data de encerramento do evento, às 9h será realizado o Encontro de Inovação de Café, com a apresentação de tecnologias para sistemas de irrigação, sistemas de secagem do café e melhoramento genético.
De acordo com os organizadores, o público desta edição da Expocafé, considerada o maior evento do setor no Brasil, deverá chegar a 20 mil pessoas, bem acima dos 12 mil visitantes registrados em 2010. Há expectativa também de elevação no montante total de negócios, que foi de R$ 93 milhões no ano passado. A programação do evento e mais informações estão em www.expocafe.com.br.
Fonte: Agência Minas