As emissoras de televisão tiveram que redefinir a grade de programação após o início das transmissões do horário eleitoral gratuito. Globo, Record e SBT encurtaram de maneira siginificativa as suas atrações para acomodar as propagandas dos candidatos.
De acordo com a coluna de Keila Jimenez, no jornal O Estado de S. Paulo, um levantamento feito pelo Controle da Concorrência, que monitora as inserções comerciais para o mercado, mostrou que o tempo de arte usado pela Globo foi reduzido em 6,5%. A Record diminuiu suas atrações em 27%. E no SBT, os programas perderam 7% de arte.
O levantamento foi feito durante a segunda semana de exibição do horário eleitoral, entre os dias 23 a 28 de agosto.
Porém, a pesquisa revelou que os breaks, espaços destinados aos comerciais, aumentaram: na Globo, o tempo subiu 1,4%; na Record, 26%; e no SBT, 23%.
Recentemente, algumas emissoras têm brigado para manter suas posições no ranking de audiência, alterado pela exibição da propaganda gratuita. A Band e o SBT, por exemplo, conseguiram empatar em 4º lugar no período entre 18h à meia noite.
Fonte: Portal IMPRENSA