A USM Indústria e Comércio, empresa itajubense, conquistou o quarto lugar na edição nacional do MPE Brasil 2011 – Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas, realizado pelo Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A empresa já havia vencido a Etapa Mineira na categoria Indústria, realizada em dezembro passado. Este reconhecimento veio em um momento em que a empresa, fundada há 18 anos, está em plena expansão, e constrói uma nova planta industrial em uma área de cerca de 2.200 metros, doada pela Prefeitura de Itajubá como incentivo à consolidação do Polo Aeronáutico, autorizada pela lei municipal 2.812/2011.
De acordo com o sócio-proprietário da empresa, Maurício Corrêa Gonçalves, “foi uma surpresa conquistar o primeiro lugar entre as indústrias mineiras e uma surpresa ainda maior estar em quatro melhores práticas de gestão do país”. Para conquistar a etapa mineira do MPE Brasil 2011, a USM foi visitada por uma equipe de examinadores da organização do prêmio. Depois, já como vencedora mineira da Categoria Indústria, juntou-se às demais 142 empresas que conquistaram as etapas estaduais em todo o país para concorrer à premiação nacional, ficando em quarto lugar. O processo de avaliação considerou a análise da qualidade da gestão, da capacidade empreendedora do empresário e dos resultados alcançados a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ.
A expansão da USM é mais um reflexo positivo da expansão de outra empresa que tem sede em Itajubá: a Helibras, a única fabricante de helicópteros da América Latina. A subsidiária da francesa Eurocopter está duplicando sua planta industrial e capacidade de produção para fornecer aeronaves de grande porte para as Forças Armadas e, em breve, irá dominar a tecnologia necessária para a fabricação do primeiro helicóptero totalmente brasileiro. E esta expansão está possibilitando também a expansão de várias de suas fornecedoras, como a USM.
Além da área aeronáutica, a USM atua na produção e prestação de serviços nos segmentos de usinagem convencional, de precisão, de dispositivos e de manutenção industrial.
Com informações da assessoria de imprensa.
Fonte: Secom Itajubá