Trinta empresários e empreendedores de Itajubá participaram do Curso de Introdução à Inovação e Propriedade Intelectual, promovido pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), em parceria com o Núcleo de Inovação, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (NITTE) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e participação da Universidade Federal de Alfenas (Unifal).
O evento teve como participantes, além das empresas que fazem parte do programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), diversos empreendedores locais.
O curso foi muito bom porque conheci muita coisa nova no que se refere a patentes. Foram informações muito úteis para nós que estamos tentando patentear um dos nossos produtos, disse o empresário Carlos Daniel Mandolesi de Araújo, sócio-proprietário da Minas Bioenergia e da Calke ambas incubadas na INCIT.
Para o coordenador do NITTE, professor Fred Leite Siqueira Campos, o objetivo do curso foi justamente esse: introduzir os empreendedores aos temas relacionados à inovação e propriedade intelectual. Muitas pessoas não sabem que uma patente é um produto, que se faz para ganhar dinheiro, diz.
Fred Campos destaca ainda que o NITTE está à disposição para ajudar os empreendedores na busca por patentes de produtos. Fazemos isso a custo zero. No mercado, uma patente custa de R$ 10 mil a R$ 15 mil, explica.
Fonte: Contexto