Empresários, profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação, autoridades e acadêmicos se reuniram na última terça-feira (10/09) para o Pré-Lançamento do APL TIC Itajubá, organizado pela Rede de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (RETIC) em parceria com Centro Universitário de Itajubá (FEPI). O evento teve como objetivo convidar os empresários do setor para fazer parte do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação e Comunicação de Itajubá (APL TIC Itajubá).
Cidélia Maria Barbosa Lima, reitora do Centro Universitário de Itajubá (FEPI), fez a abertura do evento, destacando o apoio da instituição ao reconhecimento do APL e a importância do mesmo para o desenvolvimento regional. O professor e coordenador do curso de Sistemas de Informação da FEPI, Cristiano Vieira, seguiu falando sobre as consequências positivas que o APL trará para alunos do curso e vice-versa.
Então o presidente da RETIC, Pedro Delalibera, falou sobre a RETIC, informando aos demais presentes que o grupo se reúne há mais de um ano, sendo responsável pela coordenação das ações do APL TIC Itajubá. Em seguida, Eduardo Mauad explanou como representante do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI), grande parceiro do grupo, falando sobre competitividade e inovação no Brasil, fatores de grande importância para o setor.
Em sequência, o professor da Universidade Federal de Itajubá, Luiz Pasin, explicou aos presentes o que é um Arranjo Produtivo Local, afirmando que são aglomerações de empresas, localizadas em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação, interação, cooperação e aprendizagem entre si e com outros atores locais, tais como: governo, associações, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Finalizando, o também professor da Universidade Federal de Itajubá, Carlos Mello, explicou sobre o mapeamento e o diagnóstico das empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação de Itajubá que está sendo realizado por ele em parceria com o SEBRAE, sendo isto de extrema importância para o APL.
Lembrando que se trata de um pré-lançamento porque o processo precisa ser feito de maneira conjunta e para isso serão necessárias mais empresas e instituições engajadas no projeto. Agradecemos a todos os presentes e principalmente aos nossos parceiros: SENAI, Prefeitura de Itajubá, RMI, Fusper, UNIFEI, SIMMMEI, INCIT, PCTI, FEPI, SEBRAE-MG e Governo de Minas Gerais.
Fonte: RETIC