O deputado estadual Ulysses Gomes acabou de participar de uma reunião, em Brasília, com o Ministério da Defesa, representantes da Imbel e sindicalistas que respondem pela indústria bélica de Minas, Rio e São Paulo. Finalizado às 16h10 de hoje (19/4), o encontro teve encaminhamentos muito positivos tanto para a complicada questão das demissões como para outros problemas envolvendo os trabalhadores da Imbel.
Há 20 anos, a Imbel contratou funcionários sem concurso público, questão polêmica à época. Rolando na Justiça desde então, a causa teve, recentemente, um desfecho negativo para muitas famílias do Sul de Minas: o TCU (Tribunal de Contas da União) decidiu, em última instância, pela demissão de 130 funcionários, sendo 37 deles da unidade de Itajubá.
Depois de mais duas horas de discussões, ficou acertado que os deputados Odair Cunha (federal) e Ulysses Gomes (estadual) se dedicarão a agendar, o mais rápido possível, uma reunião com o Ministro do TCU responsável pela questão. O objetivo desse encontro será reaver o emprego dessas 130 famílias. “Além de tentar sensibilizar o ministro, nossa justificativa é que, entre1988 e 1990, a regulamentação dos concursos públicos mudou em todo o país, para todos os setores”, comentou Ulysses. “Essas pessoas entraram na Imbel antes dessa nova regulamentação e,portanto, segundo o entendimento dos sindicatos, as contratações foram legais”, completou o deputado.
Paralelamente, também ficou acertado que a Imbel abrirá uma mesa de negociações imediatamente com a categoria para discutir plano de carreira, plano de salário, melhoria salarial e a pauta de reivindicações do dissídio da categoria. “A reunião foi importantíssima nesse sentido também: serviu, afinal, para abrir uma mesa de negociação direta, o que não ocorria há muito tempo, segundo os próprios sindicalistas disseram na presença dos representantes da Imbel”, comemorou Ulysses, que já foi funcionário da unidade da Imbel em Itajubá.
“A categoria mandava ofício, solicitava encontros e reivindicações e nada, silêncio absoluto do outro lado. Por isso, foi um enorme avanço nesse aspecto também”, confirmou o sindicalista Scipião da Rocha Júnior, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores de Indústria Química Farmacêutica e Material Plástico, que responde pelos funcionários da Imbel.
O deputado federal Odair Cunha – presente à reunião – afirmou que a Imbel está num processo de coma há algum tempo e “só em 2008 começou a se levantar; precisamos garantir que ela se recupere definitivamente”, disse Odair, durante o encontro.
Ulysses Gomes concorda e ressalta que o passo de hoje foi importante para esta recuperação. “É preciso tratar com muita sensibilidade o tema, manter um diálogo constante para chegarmos ao um consenso tanto em relação aos funcionários que estão trabalhando (e merecem melhores condições) quanto os que foram demitidos (que merecem seus empregos de volta). Somente quem já trabalhou na Imbel sabe da doação e do carinho que o trabalhador tem por aquela empresa. E do retorno que ele merece dela”, concluiu Ulysses.
A agenda com o Ministério da Justiça foi solicitada pelo deputado federal Júlio Delgado (PSB), de Juiz de Fora, cidade que tem uma unidade da Imbel, e reuniu – além dos deputados Ulysses e Odair Cunha – outros parlamentares que têm ligações com a empresa ou com a região onde ela se situa. A reunião contou, também, com as participações do General-de-Brigada Aderico Visconte Pardi Mattioli, que responde pela secretaria de Produtos de Defesa do ministério, Murilo Barbosa, que secretaria o General Matioli, e Ari Matos Cardoso, secretário de Organização Institucional do Ministério da Defesa.
Fonte: Comunicação do deputado Ulysses Gomes