A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), com o apoio da Fapemig, realiza, nos dias 1º e 2 de junho, na sede da Cemig em Belo Horizonte, o Encontro de Inovação de Energia. O objetivo é promover interação entre representantes da Cemig e pesquisadores. A programação completa e a ficha de inscrição do evento se encontram no site da Cemig: http://evento.acessobh.com.br/cemig11/
O Encontro de Inovação é uma metodologia, desenvolvida pelo Sistema Mineiro de Inovação, que visa a aproximar empresas e pesquisadores. Por meio dos encontros, os empresários têm a oportunidade de conhecer as tecnologias que estão sendo desenvolvidas dentro da academia e demais instituições de pesquisa e inseri-las no mercado. Segundo o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Narcio Rodrigues, “a parceria com a Cemig é uma ótima oportunidade para que essas tecnologias sejam usadas em prol da sociedade”.
Durante o evento, pesquisadores conhecerão, de maneira detalhada, as demandas a serem contempladas pelo Programa de P&D Cemig-Aneel 2012 (que vai ser lançado no dia 30 de maio).
O encontro será realizado em duas etapas. Na primeira, os especialistas da Concessionária de energia de Minas vão expor as demandas tecnológicas da empresa para os interessados. Na segunda etapa, os presentes poderão esclarecer possíveis dúvidas. A expectativa da Sectes e da Cemig é que o Encontro de Inovação permita que os pesquisadores conheçam bem as demandas da Concessionária.
Para o gerente de P&D da Cemig, Jaelton Avelar Fernandino, o Encontro de Inovação de Energia “é uma oportunidade de troca de informações entre especialistas da Cemig que geram a demanda para captação de propostas de projetos, e os possíveis proponentes, ou seja, universidades, centros de pesquisas e empresas.” Na visão de Jaelton, essa interlocução permite que “os projetos apresentados sejam mais alinhados às necessidades da Empresa”.
Neste ano o Programa de P&D Cemig-Aneel 2012 abordará os doze temas seguintes:
– Fontes alternativas, geração distribuída e descentralizada, geração termelétrica e eficiência energética;
– Gestão de bacias e planejamento energético;
– Manutenção do sistema elétrico;
– Medição, faturamento e perdas comerciais;
– Meio ambiente;
– Novas configurações e topologias de linhas de transmissão, distribuição e subestações;
– Novos equipamentos e materiais;
– Operação do sistema elétrico;
– Planejamento elétrico e energético da expansão;
– Gestão, regulação e mercado da distribuição e da geração e transmissão;
– Segurança patrimonial e pessoal;
– Supervisão, controle e automação.
Mais informações pelo telefone (31)3915-5100 ou pelo e-mail[email protected]
Fonte: Agência Minas