A equipe de Ortopedia do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá (HE) realizou, pela primeira vez na instituição, uma “Endoprótese não convencional do Fêmur”, cirurgia para substituição total do fêmur, e articulação do quadril e joelho ipsilateral.
O procedimento de alta complexidade, indicado no tratamento de tumores ósseos, perda óssea e osteomielites, durou cerca de 3 horas e, segundo o cirurgião responsável – coordenador do serviço de Ortopedia do HE, Dr. Luciano Martins Alves Rosa, correu conforme o esperado.
“O paciente se queixava de dores intensas na região do quadril esquerdo, fêmur e joelho e já havia se submetido a outras intervenções no passado. Com o passar dos anos, teve seu problema agravado, sendo considerado um bom candidato para a técnica”, contou o ortopedista.
De acordo com Dr. Luciano, a cirurgia será inicialmente ofertada aos pacientes conveniados e particulares atendidos no HE, indicados para o procedimento.
A “Endoprótese não convencional do Fêmur” incorpora uma gama de cirurgias traumato-ortopédicas de alta complexidade, credenciadas pelo SUS (Portaria nº 1374 de 10/10/16 – Diário Oficial da União), ofertadas aos pacientes assistidos no HE.
Fonte: Hospital Escola de Itajubá