Quarenta e cinco por cento dos internautas que acessaram o site www.itajuba.mg.gov.br querem que o Procon fiscalize o transporte público e 32% os serviços bancários. Os dados são provenientes de uma enquete publicada na página oficial do município pela Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor em parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação. A consulta, que será encerrada na sexta-feira, 8, teve o objetivo de saber dos próprios consumidores quais são as demandas de fiscalização, para focar e otimizar as ações do órgão. Cerca de 1.900 votos já foram computados.
A enquete apontava ainda, até a tarde de quarta-feira, 30, que 10% dos internautas querem que os supermercados sejam fiscalizados; 6% opinaram pelos prestadores de serviço, 5% pelas instituições de ensino, 3% magazines e lojas de departamentos, 2% lojas de roupas e acessórios e 1% quer fiscalização em empresas que comercializam materiais de construção. “Com base no resultado da enquente iremos criar um cronograma permanente de fiscalização, já que se trata de uma ação que envolve interesses ou direitos coletivos dos consumidores, justamente para que eles mostrem em quais áreas ou setores eles sentem dificuldades no mercado de produtos e serviços”, declarou o coordenador do Procon Itajubá, Vinícius Fonseca Marques.
A fiscalização é o instrumento pelo qual o Procon promove a proteção coletiva do consumidor, reprimindo práticas ofensivas aos direitos, usando do poder legal de polícia, autuando e multando os fornecedores. A enquete está disponível na página oficial da Prefeitura, pelo endereço www.itajuba.mg.gov.br. A votação é aberta a toda população e não há limite de votos por internauta.
Fonte: Secom Itajubá