Recentemente o Ibope divulgou uma pesquisa em parceria com o jornal “Lance!” sobre o tamanho das torcidas dos clubes brasileiros. O Flamengo, com 16,2% da participação das torcidas, segue sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil, no entanto, enquanto que o clube rubro-negro caiu um ponto percentual com relação à última pesquisa, o Corinthians cresceu 0,2%, chegando a 13,6%.
O São Paulo manteve o terceiro lugar com 6,8% de participação, mas teve queda de 1,9%, a maior entre todos os 18 clubes citados pela pesquisa. O Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação e teve queda de 0,7%. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5%. Dos cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único a ter alta desde a última pesquisa.
Interessante notar que entre os 10 primeiros colocados houve uma perda de 4,8% da participação das torcidas, algo em torno de 9,6 milhões de torcedores. Essa queda poderia ser explicada pelo crescimento das torcidas mais regionais, no entanto, tirando esse crescimento ainda temos uma queda de 3,5%, o que é muito.
Toda corrupção e violência nos estádios têm levado os grandes clubes ao descrédito, afastando os torcedores e gerando uma contrapartida, principalmente financeira, negativa para eles. Não apenas isso, a partir do momento em se deixa de levar as crianças ao estádio, o time acaba perdendo aquele torcedor do futuro.
Os clubes estão preocupados e a televisão não vai compensar essa perda. Aliás, a própria Globo tem se esforçado e vem interferindo nas negociações, uma vez que o seu produto tem se desvalorizado demais. Tanto quanto o futebol vem perdendo força, outros esportes estão surgindo na mídia.
Confira abaixo a tabela com todos os 18 clubes considerados na pesquisa:
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM