A dependência química é um assunto muito serio que precisa ser debatido com a sociedade. Paulo C. M. G., representante do Grupo Novo Horizonte, falou um pouco sobre o Alcoólicos Anônimos, qual a proposta do grupo e como ele ajuda os dependentes do álcool em Itajubá.
O conhecido AA é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham entre si suas experiências, forças e esperanças a fim de resolver problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. O único requisito para ser membro do grupo é o desejo de parar de beber.
O AA não cobra taxas ou mensalidades, sendo autossuficiente graças às suas próprias contribuições. O grupo não está ligado a nenhuma seita ou religião, nenhum movimento político, nenhuma organização ou instituição e não deseja entrar em qualquer controvérsia. Ele não apoio nem combate quaisquer causas, tendo como proposta primordial dos membros se manterem sóbrios e ajudar outros a alcançarem a sobriedade.
Hoje a maior dificuldade é levar esse trabalho aos órgãos de divulgação. O Grupo Novo Horizonte já levou o AA às faculdade e escolas, transmitindo a mensagem do grupo sobre o problema chamado alcoolismo e suas consequências, podendo levar um indivíduo à morte e afetando toda a família.
Para ajudar as pessoas a conseguirem se manter longe do vício o AA usa o Plano das 24 Horas e o objetivo é evitar “o primeiro gole”. Esse é um exercício diário, uma conquista por vez pelo amanhã.
A sala dos Alcoólicos Anônimos fica da Rua Tenente José Cabral Rennó S/N. As reuniões do Grupo Viver Sóbrio são feitas às segundas, quartas e sábados. Nas terças, sextas e domingos acontecem as reuniões do Grupo Novo Horizonte. Mais informações através do telefone (35) 9 9815 1212.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM