Conexão Itajubá

Entrevista CNX

Tecnologia e organização vão fortalecer ações preventivas nas cidades do Alto Sapucaí

13 de out. de 2025 • Por Conexão Itajubá

Reunião do CIMASP destaca a importância da estruturação das Defesas Civis municipais e da adesão a sistemas tecnológicos baseados em inteligência artificial para garantir respostas rápidas e eficientes durante o período chuvoso. https://youtu.be/u51VFVZoAxw Durante reunião do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microregião do Alto Sapucaí (CIMASP), que reúne 20 municípios, foram discutida

Reunião do CIMASP destaca a importância da estruturação das Defesas Civis municipais e da adesão a sistemas tecnológicos baseados em inteligência artificial para garantir respostas rápidas e eficientes durante o período chuvoso.
https://youtu.be/u51VFVZoAxw

Durante reunião do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Microregião do Alto Sapucaí (CIMASP), que reúne 20 municípios, foram discutidas estratégias de prevenção a desastres e monitoramento ambiental. Adílson José, Coordenador da Defesa Civil de Itajubá, destacou que o encontro teve como foco alinhar ações entre os municípios e incentivar a adesão ao sistema de monitoramento inteligente desenvolvido pela Asthon Tecnologia, que utiliza inteligência artificial para fornecer dados em tempo real sobre o comportamento dos rios da região.

Segundo Adílson, é essencial que as prefeituras estejam equipadas tecnologicamente e que suas Defesas Civis sejam organizadas para agir de forma coordenada. “As cidades montantes precisam repassar informações para as jusantes, garantindo que todos falem a mesma língua e recebam os mesmos alertas no momento certo”, explicou. A integração regional busca evitar desencontros de informação e melhorar a capacidade de resposta a eventos climáticos, especialmente com a chegada do período chuvoso.

Itajubá é um dos municípios que já implantou o sistema da Asthon Tecnologia, com mais de 20 pontos de monitoramento instalados ao longo do Rio Sapucaí, Ribeirão Zé Pereira e Ribeirão Anhumas. As medições podem ser acompanhadas gratuitamente pela população, por meio do site alertaitajuba.br ou de canais oficiais da Defesa Civil, ajudando a combater a disseminação de fake news e reduzindo situações de pânico durante chuvas intensas.

Além da tecnologia, Adílson ressaltou os trabalhos operacionais que vêm sendo realizados pela Defesa Civil em Itajubá. A limpeza de bases de pontes, como a da APAE, e a retirada de árvores secas nas margens dos rios fazem parte de um plano de prevenção para minimizar riscos de transbordamentos e acidentes. Ações de desassoreamento também foram executadas no início do ano, contribuindo para que episódios de cabeça d’água, como o registrado em fevereiro, não causassem maiores danos.

A organização dos Núcleos de Preparação de Defesa Civil (NUPDEC) também foi destacada como peça fundamental. Representantes locais recebem informações oficiais e as repassam às comunidades, garantindo que os alertas cheguem com agilidade a quem precisa agir. “Se a Defesa Civil não estiver estruturada, quando chega um alerta, as decisões podem ser mais demoradas. É preciso que todos saibam o que fazer”, afirmou Adílson.

As ações integradas e preventivas demonstram o compromisso dos municípios da região com a segurança da população. A reunião contou com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários e coordenadores de Defesa Civil, evidenciando o interesse conjunto em fortalecer políticas de prevenção com base em tecnologia e cooperação regional.

Por Redação, com informações de Adílson José


Artigos

Nenhum artigo disponível no momento.

Ver todos os artigos →

Guia Comercial

Ver todos →

Participe dos Nossos Grupos

Receba conteúdo exclusivo e fique por dentro de tudo que acontece em Itajubá

Participe dos nossos grupos!