Atletas competiram com o apoio da Secretaria de Esportes e da Juventude, por meio de recursos da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte
Os enxadristas mineiros Frederico Gazel e João Paulo Cassemiro Marques conquistaram, respectivamente, a 1ª e 2ª colocações na categoria xadrez blitz no 11th International Chess Festival Prague, realizado na República Tcheca. Os atletas competiram com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio de recursos repassados pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
João Paulo Cassemiro Marques também é beneficiado pelo Programa Minas Olímpica Bolsa Atleta. Na mesma categoria, os enxadristas Erlon Braghini, Lucas Crespo de Oliveira e Gérson Peres Batista ficaram com a 7ª, 8ª e 17ª colocações, respectivamente.
Na categoria xadrez rápido, Lucas de Oliveira ficou com a quarta colocação no torneio, seguido de João Paulo Marques (5º) e Gérson Batista (6º). Frederico Gazel ficou em 11º lugar e Erlon Braghini, em 15º. No xadrez clássico, Lucas de Oliveira ficou em 26º lugar, entre 139 competidores.
“Foi uma grande oportunidade para nossos atletas, que, além de conseguirem ótimas colocações, adquiriram experiência na participação em um torneio de alto nível técnico. Participações como essa aumentam a disposição para o estudo, o que implica, necessariamente, crescimento no esporte”, avaliou o presidente da Federação Mineira de Xadrez (FMX) e chefe da delegação, presidente Luciane Sepúlveda, agradecendo a Seej pelo apoio recebido pela FMX para a participação dos atletas na competição. “Essa parceria é de fundamental importância para o xadrez de Minas Gerais”, afirmou a dirigente.
Fonte: Agência Minas