Belo Horizonte – A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa, entre os dias 24 de abril e 2 maio, em Brasília, da 7ª Exposição de Tecnologia Agropecuária “Ciência para a Vida”. O evento, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), tem como proposta aproximar a pesquisa agropecuária do cotidiano da população em geral, promovendo o conhecimento e divulgando novas tecnologias.
Durante o “Ciência para a Vida”, a Epamig apresentará tecnologias para a produção e cultivo de azeitonas. Em 2009, a empresa realizou a primeira extração de azeite extra-virgem do Brasil na Fazenda Experimental Maria da Fé. A partir deste ano, a extração será feita em escala comercial. A expectativa é obter 20 mil litros de azeite, a partir de 50 toneladas de azeitona colhidas na fazenda e em propriedades parceiras.
O processo de obtenção do azeite extra-virgem será apresentado ao público através de vídeos explicativos. Além disso, haverá exposição de mudas clonais de oliveiras produzidas na Fazenda Experimental de Maria da Fé e do azeite já processado e embalado, conforme as exigências de comercialização.
Outras linhas de pesquisa da empresa, como a produção de vinhos finos em Caldas e as atividades desenvolvidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (instituição que completa 75 anos no próximo mês de maio), também terão destaque. Os visitantes do estande institucional da Epamig poderão conhecer mais sobre a atuação da empresa através de publicações como o Informe Agropecuário e os boletins técnicos.
A Epamig promoverá no “Ciência para a Vida” cinco sessões para a degustação de seus produtos. Nos dias 24 e 30 abril, serão servidos queijos produzidos pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes em Juiz de Fora acompanhados pelo azeite produzido em Maria da Fé. No dia 25, os queijos serão acompanhados pelo vinho produzido em Caldas pela Epamig Uva e Vinho. O vinho também poderá ser degustado nos dias 1º e 2 de maio.
Fonte: Agência Minas