Com os brasileiros gastando menos, o dólar equilibrado e o governo tomando medidas de controle, por que a inflação não cede? Segundo o economista Hector Arango é provável que essa seja uma inflação inercial, ou seja, uma inflação decorre do simples fato de se projetar no futuro um comportamento anterior da variação dos preços. É possível perceber claramente que algumas coisas no Brasil estão indexadas, uma delas é o salário.
As contas de um modo geral, os impostos, tudo no Brasil tem como referência a inflação passada, então se replicarmos essa inflação que ocorreu no passado, ela se torna presente no momento atual e no futuro, não sendo possível equilibrar. Nas economias centrais e equilibradas existe a preservação do poder de compra e por isso o equilíbrio monetário é tão importante para uma economia saudável. As pessoas têm confiança para consumir.
No Brasil a economia funciona de uma maneira diferente e por isso gera resultados diferentes, um desses resultados é essa inflação mais elevada que em outros países.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM