O neurocientista e neurocirurgião Ricardo Leme faz parte uma equipe em São Paulo que está lançando o livro “Cuidando de Quem Cuida”. O projeto nasceu cinco anos atrás de alguns colegas médicos, terapeutas, contadores de história e profissionais de diversas áreas, que juntos promoviam um evento no Hospital de Câncer de Barretos sobre como os cuidadores poderiam se cuidar.
O que se percebia nestes eventos é que muitas vezes as pessoas que se dispunham a cuidar careciam de autocuidado. Desde aquele evento e percebendo essa necessidade o curso vem sendo oferecido em várias cidades do Brasil, sendo que durante essa caminhada de cinco anos foi possível juntar um conhecimento que culminou no encontro de alguns participantes do Cuidando de Quem Cuida para compor o livro.
Ricardo Leme explica que os cuidadores, principalmente em serviços de patologias mais próximas da morte, trabalham em um ambiente de muita insalubridade e isso permanece com eles mesmo quando saem do trabalho. A ideia é cuidar dessas pessoas que se prestam ao cuidado do próximo para que elas possam atender com uma maior qualidade. Não apenas fisicamente, mas espiritualmente essas pessoas precisam estar equilibradas para o trabalho.
O livro se estende a todos os tipos de cuidadores, com uma visão multidisciplinar sobre o assunto e sem focar na doença. A proposta é uma prática de saúde, envolvendo artistas, contadores de historias, musicoterapeutas, pessoas especializadas em técnicas como Reiki e outros. Mesmo aqueles cuidadores na família, como filhos cuidando dos pais, terão no Cuidando de Quem Cuida uma leitura fácil e proveitosa.
O livro está disponível na Livraria da Vila, em São Paulo, ou através da Casa do Cuidar, pelo “Fale Conosco” do sitewww.casadocuidar.org.br.
Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM