O projeto acadêmico de competição tecnológica EcoVeículo, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), participou da Shell Eco-Marathon Brasil 2017, que aconteceu, no Centro de Convenções Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.
Depois de toda preparação e esforço durante o ano, desenvolvendo protótipos de eficiência energética, finalmente chegou o evento tão esperado para a EcoVeículo, a Shell Eco-marathon Brasil 2017, na qual os integrantes da equipe depositaram todas as suas expectativas e esperaram obter ótimos resultados, frutos do seu trabalho e dedicação.
Na competição da Shell Eco-marathon Brasil, os protótipos de eficiência têm que passar por diversas etapas para, finalmente, adquirirem o direito a pista, efetuar testes e a tão esperada marca. Dentre as fases da competição há ochecking, obriefinge, ainda, um rigoroso processo de inspeção técnica para avaliar se o protótipo está dentro das condições estabelecidas pelo regulamento, pois um dos valores que a equipe Shell mais valoriza é a segurança.
“Depois de todo trabalho e empenho na construção do protótipo, é gratificante vê-lo passando com sucesso na inspeção e conquistar o selo de segurança Shell”, disseram os integrantes da EcoVeículo em sua página no Facebook por ocasião da competição. Mais uma inspeção técnica foi concluída com sucesso. E outra aprovação aconteceu com o protótipo gasolina, que passou na inspeção técnica.
O protótipo da equipe movido a bateria elétrica, E-Power, foi o primeiro na categoria a passar na inspeção técnica e encarou na quarta-feira a pista do Centro de Convenções Riocentro. “Conquistamos a marca de 323,7 km/kWh, conquistando, desta forma, o segundo lugar na classificação geral”, informaram os membros da EcoVeículo.
Já o protótipo movido a gasolina, G-50, entrou na pista na quarta-feira, porém não completou as voltas necessárias. Na quinta-feira, com muito trabalho e dedicação da equipe e foco das áreas técnicas, o veículo completou as quatorze voltas, conquistando, desta forma, a marca de 188,9 km/l e o quarto lugar na classificação geral. “Temos que comentar o quão emocionante foi para todos os membros visualizar o protótipo saindo da pista após completar as voltas necessárias”, disseram os integrantes da equipe na mídia social.
E quanto ao protótipo movido a etanol, Spark, ele entrou na pista na quarta-feira, mas não concluiu as voltas necessárias. Na quinta-feira, as áreas técnicas realizaram alguns ajustes e o protótipo entrou pela manhã na pista, completando treze voltas. Ele voltou para o box da equipe e foi o último protótipo a entrar na pista, mas, devido a alguns problemas técnicos, parou na décima terceira volta. “Não há palavra que descreva como foi gratificante visualizar os três protótipos na pista ao mesmo tempo. Acreditamos que tenha sido uma oportunidade incrível de sentir o quanto são importantes nossos trabalhos durante o ano. Toda dedicação, pesquisas e planejamentos foram recompensados ao ver que temos capacidade de colocar os protótipos em um evento tão importante como a Shell Eco-marathon”, disseram os membros da equipe.
Os integrantes da equipe agradeceram a todos que os acompanharam nos quatro dias da Shell Eco-marathon Brasil. “Tivemos um bom desempenho nas inspeções técnicas, nossos três protótipos foram avaliados e conseguiram passar na inspeção sem nenhuma dificuldade. Os problemas apresentados nessa fase foram rapidamente solucionados e garantimos que nossos três protótipos teriam chances de competir”, disseram os integrantes da equipe no Facebook.
Após a competição, a equipe realizou uma reunião na qual foram abordados pontos positivos e negativos de sua participação na Shell Eco-marathon Brasil 2017. “Além dos agradecimentos e recordações das mudanças que ocorreram durante esses meses pré-competição, nos certificamos de enfatizar os erros para garantir as melhorias do próximo ano”, manifestou-se a equipe.
Mais informações sobre a competição podem ser obtidas em:https://www.facebook.com/ecoveiculo
Fonte: Secom Unifei