A Equipe Uai!rrior, um dos Projetos Acadêmicos de Competição Tecnológica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), conquistou uma dobradinha na categoria Antweight durante a Iron Cup, realizada de 02 a 04 de março como parte do evento Inatel Week of Control and Automation (IWCA), Semana de Controle e Automação, em Santa Rita do Sapucaí, no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). Os robôs Colosso e Bacon garantiram o ouro e a prata, respectivamente.
Pelo quinto ano, os cursos de Engenharia e Tecnologia em Automação do Inatel realizaram a IWCA. Além da Iron Cup, o evento contou com palestras de diversos temas, nas quais foram discutidas aplicabilidades, necessidades e benefícios da automação nos diferentes setores das empresas e indústrias. Também houve minicursos e um seminário com a apresentação de artigos científicos da área. Outras informações sobre a Semana podem ser obtidas em:www.inatel.br/iwca.
Desde o início da competição, o trabalho da equipe foi intenso, pois ela esteve preparando seus robôs para as inspeções. No dia 02 de março, os robôs da categoria Antweight, Bacon e Colosso, e os da categoria Beetleweight, Ricota e Kippa, passaram nas inspeções estática e dinâmica e ficaram prontos para a competição. No mesmo dia, o robô Bacon lutou com o Sharkhai, da Thunderatz, vencendo-o, por decisão dos juízes.
O robô Ricota lutou contra o Mini Maloney, da equipe RioBotz, e os juízes decidiram pela vitória do Ricota. O robô Colosso disputou com o Duende, da Thunderatz, e também segundo os juízes, a vitória foi do Colosso.
No segundo dia da Iron Cup 2018, outras vitórias foram decididas pelos juízes: o robô Bacon lutou contra o Micro Maloney, da RioBotz, sendo a vitória do Bacon; o robô Kippa lutou contra o Freki, da PUC do Paraná, e venceu a prova; e o Ricota venceu o Mini Puma, da equipe RioBotz.
Na primeira disputa na categoria Sumô Lego, o robô Legostoso venceu, porém em sua segunda luta perdeu, e seguiu na chave dos perdedores. O robô Colosso lutou com o CrazyBull, da RobotBulls, e saiu vitorioso por nocaute.
Em seguida, houve a disputa do Mini Sumô Besourinho, que perdeu a luta contra o robô Zé Pequeno, da equipe Thunder. O robô Bacon disputou também com o Cydi, da equipe TamanduTech, saindo vitorioso por desistência do adversário. Na sequência, o Kippa lutou contra o Bigode, da MinervaBots, mas perdeu por imobilidade.
No dia 03 de março, a equipe Uai!rrior já tinha o bronze e a prata garantidos na categoria Antweight. Os robôs Bacon e Colosso disputaram o bronze e um deles seguiu para disputar o ouro. O robô Legostoso lutou com o Donatello, da Tilt, e saiu vitorioso por 2×0.
Na luta entre os robôs Kippa e Twin Beast, da AVGS Combat, a vitória foi do Kippa, por decisão dos juízes, os quais também decidiram pela vitória do robô Bigode, da Minerva Bots, em sua luta como o Ricota. Disputando com o robô FightBull, o Legostoso venceu por 2×0; o robô Kippa lutou com o Mini Puma, da RioBotz, sendo vencido por este e ficando fora da disputa, e o Ricota venceu o Ratnik, da ThunderRatz, por imobilidade do adversário.
O último dia da Iron Cup foi marcado pelas finais da categoria Antweight e as disputas pelos pódios da Beetleweight e do Sumô Lego. O robô Ricota foi vencido pelo Mini Puma, da RioBotz, por decisão dos juízes. O Legostoso foi derrotado pelo Legolas, da TrincaBotz, por 2×1, e ficou fora da disputa.
Na semifinal, o robô Bacon venceu o Sharkhai, da ThunderRatz. “Temos dobradinha, ouro e prata da Antweight são nossas!”, postaram os membros da equipe Uai!rrior em sua página no Facebook.
E na grande final, dois robôs da Uai!rrior disputaram o ouro. Colosso se saiu melhor sobre o Bacon e foi o vencedor. “Campeão e vice-campeão! A Equipe Uai!rrior conquistou uma dobradinha na categoria Antweight! Nossos guerreiros Colosso e Bacon conquistaram o ouro e a prata, respectivamente! Agradecemos imensamente a todos que nos apoiaram e torceram por nós!”, escreveram os integrantes da equipe no Facebook.
Todas as lutas da Uai!rrior relatadas nessa matéria podem ser acompanhadas na página do Facebook da equipe:https://www.facebook.com/uairrior/videos.
Mais de 200 jovens de seis estados brasileiros estiveram reunidos no Inatel para a maior competição de robótica do Sul de Minas, a Inatel Robotics National Cup – Iron Cup. A competição contou com 22 equipes de universidades federais e particulares e uma equipe do ensino técnico. A Iron Cup faz parte da IWCA e envolve diferentes áreas da robótica em disputas de robôs, dividida em cinco categorias: Futebol 2D, Futebol VS, Mini Sumô, Sumô Lego e Follow Line – Seguidor de Linha.
As categorias Mini Sumô e Sumô Lego possuem regras iguais e gerais a todas as lutas de robô sumô, mas o que as diferencia é o tamanho e material com que os robôs são construídos.
Na categoria Sumô Lego, o robô é arquitetado tendo como base um kit Lego, sendo que o robô não pode ultrapassar 1 kg. Já na Mini Sumô, ele poderá ser construído com qualquer material e forma, desde que não ultrapasse ½ kg. Durante a disputa, os robôs devem ser completamente autônomos e não podem sofrer interferência externa.
E na categoria Follow Line – Seguidor de linha, carros autônomos pré-programados devem realizar um percurso completo no menor tempo possível.
Fonte: ASCOM / Unifei